Resenha: "Pablo Escobar Em Flagrante", de Juan Pablo Escobar

14 Jul 2017

Pablo Escobar em Flagrante
Juan Pablo Escobar
Editora Planeta
256 páginas
Quando parecia que tudo já havia sido revelado, eis que surgem novos e surpreendentes fatos sobre Pablo Escobar. Com o sucesso do seu primeiro livro – Pablo Escobar, meu pai – Juan Pablo percorreu a Colômbia e outros países da América Latina fazendo lançamentos e palestras. Nessas suas andanças, descobriu muita coisa que não sabia. E alguns personagens que haviam se recusado a conversar com ele, resolveram falar. O resultado é um retrato ainda mais minucioso do maior traficante das américas. Entre as novidades, Juan Pablo conta onde e com quem o pai estava quando seus pistoleiros assassinaram o ministro da Justiça Rodrigo Bonilla. Também expõe as minúcias de sua relação com o grupo rebelde M-19 e com o Barry Seal, piloto da CIA e informante da DEA. Mas foram as alianças macabras com a corrupção internacional que deixaram o filho assustado. “Confesso que fiquei com medo de trazê-las a público”, afirma ele.


Pablo Escobar em Flagrante - o que meu pai nunca contou, é o segundo livro e Juan Pablo Escobar sobre seu pai, Pablo Escobar, conhecido mundialmente como um dos maiores narcotraficantes da Colômbia. Juan acreditava ter escrito tudo que sabia sobre o pai no primeiro livro escrito sobre o mesmo, intitulado "Pablo Escobar Meu Pai", porém após conseguir encontrar e conversar com muitos personagens da vida que o pai levava, sentiu a necessidade de escrever outro livro, mesmo com medo do que essas revelações poderiam lhe causar. O livro também trás um acervo de fotos exclusivo de Pablo, o que deixa-o ainda mais interessante.





Juan Pablo encontrou-se com pessoas diretamente ligadas a história de seu pai, como filhos de homens assassinados em nome de Pablo Escobar, capangas de seu pai na época e até vítimas de atentados feitos pelo grande chefe do tráfico naquela época. Segundo Juan, sua intenção ao relatar as verdades sobre o seu pai é que as pessoas enxerguem o quanto a vida de um traficante é complicada e muitas vezes fatal. Seus relatos sobre a forma que viviam - sempre cheios de seguranças e mudando-se de casa em casa por conta dos atentados contra suas vidas - são cheios de emoção e contam o lado ruim da história de Pablo Escobar. Segundo Juan, os filmes e séries que relatam a vida de seu pai são mentirosos, pois mostram Pablo como um super-herói, alguém que todos gostariam de conhecer ou até mesmo se tornar igual. Inclusive, ele relata os muitos erros da série "Narcos", produção feita pela Netflix sobre a história de seu pai.




Dessa forma, o filho de Pablo Escobar escolheu viver uma vida completamente diferente da do pai. Apesar de amá-lo incondicionalmente, não considera-o alguém para se espelhar, afinal de contas, viveu e fez com que sua família vivesse anos de angústia e medo da morte - como foi o seu próprio final. Juan acredita ter a missão de desmistificar a vida maravilhosa que as produções cinematográficas insistem em pintar sobre a vida do pai e além dos livros que escreveu realiza palestras para aconselhar os jovens a não entrarem nesse mundo que só apresenta malefícios.



***

Livro oferecido através de parceria com a Editora.

4 comentários:

  1. Nossa Ana, gostei dessa resenha, acredito que seja ser difícil estar na pele de Juan, visto que ele é filho de um "legado", gostei ainda mais da notícia de saber que ele encontrou um caminho diferente do pai, mesmo sendo relativamente difícil, porque assim: na maioria dos casos há aquela herança das "riquezas e dividas".

    Bjbj <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. ps: adorei as fotos, a última ficou com um foco maravida.

      Delete
  2. Anonymous18 July, 2017

    Therefore, people ingest more evening online.

    ReplyDelete
  3. Anonymous19 July, 2017

    Therefore, people take more period online.

    ReplyDelete