Resenha: "Confissões On-line 2", de Iris Figueiredo

Confissões On-line 2
Entre o real e o virtual, livro 02
Iris Figueiredo
Editora Planeta
216 páginas
Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e a sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e finalmente descobrir quem ela realmente é.

Depois de conhecer o Canadá, Toronto e até Nova York é hora de voltar à realidade, hora de voltar pra casa. Mari conseguiu realizar seu maior sonho - o intercâmbio - que por sinal, foi maravilhoso. Além dos lugares incríveis que conheceu fez grandes amigos, incluindo uma brasileira - Pilar - a quem ela se apegou bastante e desejava continuar próxima após o fim da viagem. Porém, ao chegar em casa, ela percebeu que nem tudo a esperava como ela imaginava, em especial Arthur que parecia mais distante agora do que quando os milhares de quilômetros os afastavam.



Com toda a agitação pro casamento de Mel, Mari e Arthur não conseguem se ver e uma semana inteira passa desde a sua volta e nenhum encontro entre os dois acontece. Com toda a frustração e saudade acumuladas, as coisas ficam ainda piores quando, depois de Arthur se recusar a acompanhar Mari ao shopping - por estar cansado - ela o vê com outra garota no meio da rua, em um momento íntimo com direito a carinho no rosto. Sua única reação é correr pra casa e ficar incomunicável, tentando entender o que havia visto.

A vida está de cabeça pra baixo, o namoro não vai nada bem, Nina continua apresentando indícios de estar passando por distúrbios alimentares, o vestibular está chegando e até on-line as coisas estão bem confusas. Quando Mari acreditava que tinha se livrado do ensino médio e de todo o drama que o acompanhava - Edu, Helô e Léo - aparece uma nova vlogueira, uma tal Lolô, disposta a fazê-la relembrar todas as coisas que, sim, ainda a atormentavam, a fazendo pensar até em desistir.



São muitas as preocupações de Mari. O futuro, o amor, as amizades - tudo parece meio incerto. Me identifiquei muito, porque aos 16 eu passava pelos mesmos problemas e acredito que todo adolescente passando por essa fase vai amar ler essa história e se ver em muitos detalhes. Além das descobertas e indecisões, Iris Figueiredo aborda temáticas importantíssimas, como os distúrbios alimentares e quão sérios são os fins que podem levar aqueles que enfrentam essas doenças. Acredito que esse é o tipo de leitura que me faria bem ler no ensino médio, indicaria aos meus alunos se fosse professora de literatura, mas como não sou, indico a todos vocês e principalmente aos adolescentes que estão passando por essa fase de muitas escolhas. Talvez a história da Mari os ajudem a fazer escolhas certas e entenderem que com esforço e dedicação no final tudo fica bem.

Post a Comment