Resenha: "Outlander — A libélula no âmbar", de Diana Gabaldon

10 Aug 2016

A libélula do âmbar
Outlander, livro 02
Diana Gabaldon
Editora Arqueiro
944 páginas
Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... E sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.

O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?

Cá estou eu, 944 páginas depois, com o coração acelerado e a cabeça ainda grudada na história sensacional que Diana Gabaldon criou. Definitivamente essa mulher é um gênio e, definitivamente, o mundo precisa conhecer Outlander. Nas primeiras páginas o baque já é enorme, Claire está de volta a sua época e junto da filha, Brianna, que já é uma mulher, busca respostas para as perguntas que deixou pra trás, no século passado. Com a ajuda de Roger, também já adulto, filho do reverendo já falecido, Claire começa sua pesquisa com intuito de saber qual teria sido o destino de todas as pessoas que amava do século anterior. Frank, o marido de Claire, também já havia falecido e Brianna não conhecia sua história verdadeira. São tantos fatos para serem assimilados que, no início, senti a necessidade de ler em um ritmo mais lento, tentando não deixar escapar os detalhes importantes.



É então que, em determinado ponto, Claire anuncia o porque de sua pesquisa sobre a vida, e o destino, que levaram os homens desconhecidos que são o conteúdo de seu interesse, para Brianna e Roger. Decidida a deixar a filha ciente de sua verdadeira história, Claire conta aos dois sobre sua viagem no tempo, sobre Jaime e sobre tudo que aconteceu durante todo o tempo que, em seu século, esteve desaparecida.
"Claire Randall, mulher do renomado historiador dr. Frank W. Randall, desaparecera durante suas férias na Escócia, em Inverness, no final da primavera de 1945. O carro que estava dirigindo foi encontrado, mas ela própria sumira sem deixar vestígios. Todas as buscas foram inúteis, a polícia e o desesperado marido concluíram que Claire Randall fora assassinada, talvez por um mendigo errante, e seu corpo ocultado em algum lugar nos penhascos rochosos da área. E em 1948, três anos depois, Clarie Randall retornara. Fora encontrada, desgrenhada e vestida de trapos, vagando perto do local onde desaparecera."
Após confessar a filha que seu verdadeiro pai era Jamie Fraser, um escocês dos anos de 1700, Brianna resistiu a acreditar. Dessa forma, somos levados de volta a Escócia antiga, com a história sendo contada por Claire. São tantas surpresas durante o passar das páginas, entre elas, muitas desagradáveis. A volta de personagens que odeio à vida, intrigas, lutas, mas também muito amor entre Claire e Jaime. Algumas vezes, como aconteceu no primeiro volume da série, a vontade de largar o livro é gigante, por conta das coisas horríveis que acontecem, mas de alguma forma a autora é capaz de dar a volta por cima e nos devolver a esperança de melhores finais para os personagens que amamos.



A mistura de sentimentos nessa leitura é gigantesca. Fui capaz de sentir coisas em seus extremos. Raiva, dor, tristeza, felicidade. Fui tão envolvida na história que, ao final, me senti órfã dos personagens, ansiando por mais. A série é bastante extensa e os livros muito volumosos, isso muitas vezes desmotiva o leitor e confesso que também relutei em ler o segundo volume, mas, com sinceridade, vale cada página. É uma história que te envolve e te faz desejar que não tenha um final. Depressão pós livro à parte, só me resta esperar o próximo livro da série e devorá-lo.

0 comments:

Post a Comment