16.8.15

Resenha: "Sombra do Paraíso", de David S. Goyer e Michael Cassutt

Sombra do Paraíso
Série Sombra do Paraíso, livro 1
David S. Goyer e Michael Cassutt
Editora Aleph
456 paginas
No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.
Eu nunca fui fã de astronautas ou qualquer coisa do tipo, a única série em qual consegui aceitar e amar esse mundo foi com Star Wars. Então ler Sombra do Paraíso foi mais uma experiência e um pé no mundo da ficção científica. E afirmo que cada vez mais estou interessado nesse universo, estou gostando bastante com as obras que estão sendo lançadas com esse estilo literário e a Sombra do Paraíso é uma das apostas da Aleph .


Sombra do Paraíso é o primeiro livro da Saga de Keanu (ou série Sombra do Paraíso, como também é conhecida) e aborda a história futurista de uma missão no espaço: para investigar e conhecer a Keanu, um objeto próximo a Terra. A narrativa, intercalada entre diversos personagens - desde personagens da base da NASA quanto da coalizão Russia-Brasi-Índia -, tem como foco contar a hisória de Zack Stweart, chefe da missão da NASA.


A história é contada de modo bastante dinâmico, alterando entre diversos espaços de tempos e perspectivas - por isso é narrado em terceira pessoa. Os mistérios em relação a Keanu liberam uma vontade em descobrir o que realmente está acontecendo e o que á por trás da Keanu, mas além dos fatos que transcorrem à Keanu, também somos apresentados à personagens que despertam sentimento durante toda a narrativa, seja de raiva ou de alegria, e isso prende ainda mais a atenção durante da leitura.

Vou ser sincero: esse livro não me chamou tanta atenção de começo e demorou um bocado até que eu começasse a me engatar na leitura, mas a medida em que conhecemos o universo dos personagens e a busca pela compreensão, começamos a gostar da narrativa e da história que está se passado. Sombra do Paraíso é um livro que busca conter de tudo um pouco: amor, amizade, lealdade, covardia, mentira, religião, política, humanismo, medo.. Além de falar sobre temas filosóficos como Deus e o grande mistério da vida.

Em suma, fui conquistado por uma narrativa contagiante do meio ao fim, acredito que isso tenha acontecido por não estar tão acostumado com sci-fi, mas gostei muito dos momentos de tensão que esse livro me proporcionou e é claro que estou ansioso para ler os dois próximo volumes que serão lançados em breve. Esse é um livro que, engraçado, conta a história de um modo antigo, mas com uma versão totalmente 2.0, com muita ação e sentimento. Acabamos ficando fascinado com a descrição dos personagens quanto das coisas que rondam o universo humano, incrível.


Postar um comentário

© setecoisas.com.