// 20 Aug 2015

Direitos Autorais no seu Blog

Houve um momento em que Todos os direitos reservados  era a sensação do momento na internet, desde imagens, áudios, vídeos e texto quanto à cópia de códigos - com o tempo assimilamos a internet com a terra onde ninguém é de ninguém, mas sabemos que toda e qualquer obra produzida tem seu fundo de autoria. Em busca disso, decidi procurar um pouco mais sobre como proteger os meus manuscritos e imagens - visto que não coloco identificar nelas, já encontrei um bocado espalhado pela internet, acredite, xará. 

Existem um bilhão de formas de descobrir e saber como agir quando o seu conteúdo foi copiado, mas isso é assunto para um outro post, por isso vou deixar o post da Lominha, para ajudar vocês!

Sempre fui bastante flexível com cópias, afinal de contas, já sabemos que nada nesse mundo se cria, tudo se copia. Com isso, descobri a Creative Commons, que pode proteger obras de nossa autoria e também dar a liberdade de compartilhar esse material. O Wikipédia explica um pouco sobre a empresa: 
Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional Todos direitos reservados. Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como licenças Creative Commons.
Aqui no Sete Coisas já estou fazendo  uso da licença  Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo que outras pessoas modifiquem, adaptem e criem a partir do meu trabalho produtos não comerciais, desde que atribuam os devidos créditos à mim e  caso a obra for distribuída que seja por uma licença semelhante a esta.

Existem outras seis licenças que podem ser utilizada no site de Creative Commons, vale muito a pena dar uma lida depois. Mas o que realmente vale é: não copiar. Se inspirar e se basear numa obra de alguém é normal, mas qual a vantagem em ganhar o crédito por algo que não é seu? É aquela mesma sensação de tirar 10 na prova de cálculo, mas saber que copiou do amigo da frente. Isso ainda é assunto para outra postagem!  

Post a Comment