Resenha: "O Chamado do Cuco" de Robert Galbraith

O Chamado do Cuco
Robert Galbraith
Editora Rocco.
447 páginas
Romance policial de estreia de Robert Galbraith, pseudônimo da britânica J. K. Rowling, O chamado do Cuco conquistou resenhas elogiosas da imprensa internacional e figurou nos principais rankings dos mais vendidos do mundo. Sob o pseudônimo Robert Galbraith, J.K. Rowling mergulha no universo das tramas policiais e apresenta um personagem que tem tudo para atrair os fãs do gênero: o detetive particular Cormoran Strike. No livro, o primeiro de uma série, Strike investiga a morte da modelo Lula Landry, conhecida entre os amigos como Cuco. Enquanto a polícia considera o caso como suicídio, o irmão da jovem insiste em que ela não teria motivos para tirar a própria vida. Bonita e rica, Lula Landry tinha uma bem-sucedida carreira no mundo da moda quando despencou da sacada do apartamento onde morava em Mayfair, em Londres. Após uma breve investigação, a polícia concluiu que se tratava de suicídio, já que não havia mais ninguém no imóvel e o histórico médico da jovem incluía dependência de drogas na adolescência e um diagnóstico de transtorno bipolar. Inconformado, John Bristow, irmão mais velho de Lula, toma a iniciativa de investigar o caso por conta própria. Para isso, recorre ao detetive particular Cormoran Strike, que havia sido amigo de infância de seu irmão Charlie, morto aos 9 anos em um acidente. O cliente vem em boa hora para o veterano de guerra Strike, que enfrenta problemas na vida pessoal e profissional: afundado em dívidas e sem saber como irá se sustentar, ele é forçado a morar no escritório depois do rompimento com a noiva Charlotte. Pouco antes da chegada de Bristow, outra pessoa surge na vida de Strike. Trata-se de Robin Ellacott, uma jovem indicada por uma agência de serviços temporários para trabalhar como secretária. Esperta e curiosa, Robin vai aos poucos quebrando a resistência do novo chefe e se envolvendo na investigação, encontrando peças importantes que ajudam a montar o quebra-cabeça que representa a morte de Lula Landry. Envolvido em uma teia que mistura poder, traição, inveja e segredos sombrios, Strike coloca a vida em risco na busca pela verdade. Com um desfecho surpreendente, O chamado do Cuco mostra mais uma vez o talento de J.K. Rowling para criar personagens apaixonantes e tramas que prendem os leitores, deixando no ar a ansiedade pela próxima história.
Que Robert Galbraith é a J.K. Rowling não é nenhum mistério, o mistério atrás da O Chamado do Cuco é: Quantos pseudônimos a escritora mais famosa de todos os tempos tem? Recuso-me acreditar que apenas uma dúzia de livros foi escritos por uma pessoa com tanto talento, este livro é apenas um mistério revelado de muitos outros que estão por aparecer, eu, como fã assumido de Rowling sempre acreditarei nisso.




Todo detetive é um pouco misterioso, porém com uma assistente como Robin, uma jovem noiva que acha pelo acaso o emprego dos sonhos, Strike perde o mistério rapidamente, não pelo fato de ser filho de um astro do rock com uma groupie que morreu de doenças venéreas, porque passa por momentos de separação e se encontra em condições precárias. Esta historia de detetive é bem diferente do que você já viu; Strike não faz a linha desastrado ou completamente inteligente, ele está mais para um cara solitário que busca algum reconhecimento diante da oportunidade de ganhar fácil um dinheiro que não tem, porém tudo tomo um rumo diferente durante as investigações da super modelo que morreu ao cair do terceiro andar de seu apartamento.


É desafiador ser londrino e escrever um livro sobre detetive, automaticamente Sherlock Homels é lembrado, porém somente a semelhança da profissão é uma semelhança, apesar de percorrer mais de 400 paginas até revelar o desfecho, todas as palavras foram necessárias para o termino tão conciso, o livro também causa o interesse quase que imediato junto à chegada do fim do livro para ler o segundo volume que se chama O Bicho da Seda, para saber o que acontece com cada personagem, principalmente a assistente Robin, porque a assistente? Só lendo para saber o destino e o porquê dessa duvida.

Pra não deixar de falar de adaptações, já foram confirmados que O Chamado do Cuco e o Bicho da Seda serão serie de televisão, eu já quero ver como vai ser.

Post a Comment