Resenha: "13 incidentes suspeitos", de Lemony Snicket

2 Apr 2015

Lemony Snicket
Editora Seguinte
248 páginas
Livro extra e independente da série Só Perguntas Erradas, com 13 contos que estimulam o leitor a desvendar os mistérios antes de ler as soluções no final.A peculiar cidade de Manchado-pelo-Mar é palco de muitos eventos estranhos e é lá que o jovem Lemony Snicket - famoso solucionador de mistérios - tenta resolver seu primeiro grande caso, relatado em detalhes na série Só Perguntas Erradas. Mas os mistérios se sucedem, e o detetive mirim agora terá de descobrir por que quadros caem sozinhos das paredes, quem roubaria um tritão amarantino, como é possível que um fantasma passeie pelo cais à meia-noite e quem faz parte da famigerada Gangue do Tijolão, entre vários outros enigmas. Lemony Snicket precisará juntar pistas e interrogar testemunhas para desvendar cada caso.

Os leitores se tornam membros da organização secreta de Snicket e também participam da investigação: o desafio será resolver os casos antes de ler as soluções, reveladas no final do livro.

13 incidentes suspeitos lançado em 2014 pela Editora Seguinte é um livro extra que integra a série Só Perguntas Erradas,  trazendo a história do próprio Lemony quando criança: época em que ele realizava seu treinamento como membro de uma organização secreta. 


O famoso autor de Desventuras em Série aposta em uma nova série que está ganhando um enorme público, claro, com o nicho mais voltado para infantojuvenis porém sem impedir que a leitura divirta outras faixas etárias. A leitura em primeira pessoa, deixa o leitor bem mais próximo do personagem e permite ele participar ativamente das deserolações e enrolações de cada caso. Sem falar que, como sempre, há grande humor, sacarmos e ironia nas palavras de Snicket - fazendo um estupendo espetáculo do início ao fim. 


Apresentado através de vários relatórios, o livro traz informações secretamente importantes que não devem ser acessadas por qualquer um. Com isso, o volume é divido em duas partes, a primeira que relata os incidentes narrados por Lemony e a segunda que apresenta as soluções que cada investigação resultou. Essa deformidade da obra, faz jus e ganha um destaque especial, além de cabível à obra também o torna ainda mais dinâmico, é um livro divertido e cheio de ligações aos outros volumes, creio eu. 

E apesar de ser um livro extra da série, não é necessário ler outros volumes da série para poder entender o que se passa neste. Foi isso que aconteceu comigo. Após ouvir muitas indicações de "Só Perguntas Erradas" decidi que começaria a ler por este volume, e não me arrependo em nenhum momento: sinceramente? Estou com dívida e comprometo-me a ler os outros volumes, pois sei que você me divertir o tanto quanto com Desventuras em série


As tramoias que acontecem uma atrás de outra, na sua maioria são engraçadas, e não devo negar que deparamos com descobertas absurdamente bobas e infantis - mas, é claro, é um livro voltado para um público mais novo e que acharia graça. No geral, 13 incidentes suspeitos é um daqueles livros de um dia, que você lê sem compromisso, sem esperar muito e que está em busca de diversão; além de ser curto é repleto de humor e inocência (ok, talvez não tanta inocência assim). 

3 comments:

  1. Preciso ler esse livro, parece ser incrível. Sem contar que deve ser bem interessante a forma como foi elaborado.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ReplyDelete
  2. Esse é um autor que eu tenho muita vontade de ler. Vejo todo mundo falando de desventuras em série mas nunca li nem assisti. Já muitas vezes esse livro nas livrarias e acho a capa demais. Pelo jeito a história também deve ser interessante e agora eu fiquei com mais vontade ainda de ler.

    Suas fotos ficaram muito lindinhas! :')

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ReplyDelete
  3. Tenho MUITA vontade de ler Desventuras em Série, mas ainda não consegui começar nenhum. Agora esse vai ter que entrar para minha lista também. Adorei as fotos do livro!
    Beijos!

    ReplyDelete