Resenha: "Voos e Sinos e Misteriosos Destinos", de Emma Trevayne

5 Feb 2015

Emma Trevayne
Editora Seguinte
311 páginas
Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.

Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso. Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...

Não vou negar que estava ansioso para este livro, também não vou negar que minhas expectativas foram mais que almejadas. Desde quando tive que fazer um trabalho no estilo steampunk para um dos meus cursos passei a ser apaixonado por esse estilo ou tema literário; tive experiências anteriores com outros livros que retratam esse gênero, como A Corte do Ar, um livro nada fácil de ser lido. Mas, para minha gratidão, Emma Trevayne apesar de inserir um mundo paralelo e cheio de personagens, não deixa, em momento algum, o leitor perdido.


O livro conta a história de Jack Foster e da sua incrível vida na alta sociedade britânica do período vitoriano, ok, na verdade a vida de Jack não é tão incrível assim, para ser mais exato, é uma vida tanto quanto chata. A vida de Jack se divide entre o internato, o qual passa mais tempo, e as férias em casa, onde fica com uma governanta muito mais chata do que o habitual, pois seu pai vive preocupado com o trabalho e sua mãe entretida em festas e jantares luxuosos. A vida do menino é insuportável. Quando um homem estranho aparece em sua porta, fazendo mágicas e coisas espiritualísticas, logo Jack vê o seu pequeno mudinho numa aventura sem fim, podendo assim, sair do tédio, mas é claro, se sua mãe deixasse.

Quando o pedido de Sr. Havelock, o tal homem estranho, é negado pela Sra. Foster, Jack resolve seguir o mágico e acaba atravessando um portal muito mais estranho, este levando para uma Londres muito parecida com a que ele morava, mas, ao mesmo tempo, muito diferente do qual estava acostumado.  Londinium é a capital do Império das Nuves onde tudo é feito de metal e engrenagens, até mesmo os seres vivos - tudo é coberto de fuligem, todos os animais e seres tem partes metálicas, quanto não são totalmente. 

Juntamente com Beth, uma menina robô, e o Dr. Cataplasma, Jack irá descobrir mais sobre a fascinante Londinium, isso inclui conhecer a misteriosa Senhora de Londinium e sua obsessão por filhos perfeitos. Sua vida não poderia ser melhor, nunca voltaria para casa. Mas nada é tão fácil e bom, Lorcan Havelock não irá deixar fácil para Jack, irá tentar fazer o mal e pior na vida do menino, isso tudo para não perder seu postulado à Senhora. Logo Jack irá querer voltar para casa, mas o nunca modo de fazer isso é encontrando o Pássaro Mecânico, porém não existe mais do que lendas sobre o tal pássaro. 


Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é um livro voltado para um publico mais jovem, mas nada impede de não gostar e se aventurar com Jack - na verdade, depois das cinquenta primeiras páginas é necessário querer conhecer mais sobre Londinium e como Jack irá voltar para casa. Juntamente com uma história fluída, gostosa e encantador, encontramos personagens que colaboram ainda mais  para a nota e apreço do livro. 

Recomendo este livro para todos aqueles apaixonado por esse novo gênero que está ganhando cada vez mais espaço no campo literário, além disso temos personagens carismáticos e uma história se passando num dos meus lugares preferidos, Londres. Deem uma chance para a escrita de Emma Trevayne, pois sei que vão gostar. 

2 comments:

  1. Nossa, sou fascinada pelo universo steampunk então fiquei mega curiosa pela história *--* Ótima resenha!
    ;**

    Red Behavior

    ReplyDelete
  2. Eu gosto taaaaaanto da capa desse livro e sempre fico pensando em comprar. Não sabia do que se tratava sabia que era alguma coisa mágica e só isso mas agora eu me animei ainda mais. Gosto muito desse estilo e quase nunca encontro livros assim. Então ta na hora de colocar na wishlist, né? hehe

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ReplyDelete