21.1.15

Como não se machucar com grandes expectativas

Estamos cansados de ver a quantidade de pessoas que se frustam todos os dias por não terem almejado o que desejou ou por simplesmente ter criado expectativas que não foram alcançadas, muitas vezes isso leva a pessoa para o submundo da infelicidade e depressão. Uma boa solução para não se machucar quando se cria grande expectativas, seria não criar grandes expectativas. Mas quem seríamos se não tivéssemos grandes expectativas? Grandes expectativas e grandes planos movem o mundo, movem o homem e dão reais motivos para viver.



Não existe maneira de não se machucar, o mundo impõe imprevistos e provações todos os dias: criamos expectativas e desistimos de sonhos. Costumo relacionar expectativas em todos os momentos da vida: namoro, casamento, vida profissional, vida pessoal, amigos... Criamos expectativas para tudo, até para os dias. Quando não cumpridas ou não alcançadas, vem uma tristeza ou abre no peito um espaço de insatisfação.

Após aquele conhecido ditado que as pessoas dão sobre não criar expectativas, pois você pode machucar em dobro, vou mostrar que não é bem assim que funciona: 

• Arquitete pequenos (e possíveis) sonhos 
Este tópico não diz que você deve apenas criar pequenos sonhos, até porque não são esses que movem realmente o homem. O que quero dizer é que  você deve criar sonhos e metas que possam ser alcançados em pequena escala, esses devem ser criados dentro dos grandes sonhos. Enquanto o grande sonho está sendo alcançado, você pode criar pequenas metas e objetivos para serem cumpridas rapidamente. Isso é bom por quê? Pequenos sonhos também dão força para continuar a viver, a cada item riscado da lista é mais uma conquista, seja grande ou pequenina. Assim, quando você tem várias expectativas pequenas alcançadas elas já servem para amenizar a dor de uma expectativa grande não alcançada. 

• Saiba que você também corre riscos e elimine-os
É óbvio que tudo pode estar propício ao fracasso e devemos estar preparado para isso. Não quer dizer que todas as coisas que vamos fazer vão dar errado, longe disso. Mas todas as coisas que criamos e bolamos podem dar errado e até mesmo mudarem com o tempo  – por gosto ou por vontade. Como já dito, devemos estar preparado para toda situação e hipótese de não dar certo. Logo quando se cria expectativas ou planos também deve-se listar as possíveis causas que poderão atrapalhar este, desse modo, podemos eliminar um a um. 

• Respire bem fundo e coma um doce 
Fato é que muitas expectativas não serão realizadas, e você já sabe disso. Outro fato é que talvez não chegue de imediato, algumas coisas podem demorar anos, meses e dias e outras podem ser solucionadas e almejadas em questão de segundos. Aprenda a esperar e ter paciência, meter os pés pelas mãos é uma das muitas causas que atrapalham o alcance dos nossos objetivos. Em alguns momentos o mais importante é esperar

• Saia do monotismo* 
Mas esperar pra sempre não adianta, nada cai do céu  e nenhuma expectativa será alcançada da noite pro dia. Então correr atrás depois de esperar é uma boa pedida, mas procure encontrar modos alternativos para alcançar suas metas para que suas expectativas não acabem. Por que buscar alternativas? Imagine, você que já tentou várias e várias vezes de um jeito e até algum momento deu certo, mas a partir de um momento passa a dar errado, afinal, nada é igual. É como um quebra-cabeça, existem diversos formatos e tamanhos, cabe você encontrar a solução de cada problema para  que as expectativa não te machuque. 

• Crie mais expectativas 
Nunca vamos parar de criar expectativas, isso é um fato. Mas quando as expectativas não são alcanças costumamos desistir e desiludir "será que nunca vou conseguir nada nessa vida?". A melhor resposta para essa pergunta e a solução é criar mais e mais expectativas, não importa se algumas não foram alcançadas, o que importa é lutar para alcançar mais e mais. Criando expectativas após perder outras é o melhor remédio, não somente para a autoestima, mas também para o coração e mente.

Espero que eu tenha conseguido ajudar com as minhas poucas dicas, claro que não depende somente das citas acima. Como você costuma lidar com as expectativas não alcançadas?

*palavra criada a partir da palavra monótono, monotismo: estar dento do sistema monótono. 

6 comentários

  1. Olá,
    Primeiramente, adorei o blog!
    E gostaria de agradecer, pois sem querer seu texto foi de grande ajuda e levante pra mim. Estou passando por momentos difíceis, e as vezes poucas palavras, mudam tudo ... e posso dizer que alguma coisa já esta diferente.
    Belas palavras.

    Beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Já fui de sofrer muito por expectativas que não foram alcançadas (especialmente porque sou ansiosa DEMAIS!), mas hoje nem ligo mais pra isso. Sigo sempre a dica que você deu, de arquitetar pequenos sonhos (para subir a escadinha da vida degrau por degrau) e faço o possível para alcançá-los - é claro que se esses sonhos não dependem somente de mim, também não esquento a cabeça!
    http://blog.fernandafusco.com

    ResponderExcluir
  3. Eu crio grandes expectativas, e as vezes acontecem de haver alguma decepção, mas eu sou bem ativo, corro mesmo atrás, mas ninguém é automotivado, as vezes não temos o controle, mas uma hora você tem que parar, pensar, se organizar e reagir, você já ouviu uma vez minhas lamúrias, e já viu que não paro no tempo. Acho que é isso, encontrar forças em você, ou até mesmo em outras pessoas, porque não? "Ai se não fosse esse amor".

    Parabéns pelo post meu amor ❤

    ResponderExcluir
  4. Eu encaro as expectativas apenas como expectativas. Quer dizer, se sonho com algo que desejo muito realizar, tento buscar os caminhos, tentar, mudar o caminho e por aí vai. Mas quando apenas crio a expectativa sem me motivar eu posso acabar magoada apenas. Sei que é quase impossível não criar expectativas, mas talvez não coloque tanta pressão nelas, e apenas vou seguindo. Comecei a entender que até o "dar errado" pode levar para algum lugar inusitado e me fazer repensar as coisas que acreditava pertencer ao "dar certo". Sair do monotonismo é a minha opção constante.

    PS. Gostei muito do seu blog, ele me transmitiu leveza. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou bastante sonhadora, então crio expectativas pra tudo. Mas tenho sempre em mente que as coisas so acontecem quando e como devem acontecer. Quando não realizo algo que eu quero, sei que é porque Deus sabe que é melhor assim e Ele mesmo preenche o "vazio" que, às vezes, fica em meu coração. Esperar também é muito importante. Tudo tem seu tempo, não é? E claro, correr atrás do que se deseja é fundamental!

    Beijo,
    www.domingodeinverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse post me ajudou bastante. :)

    ResponderExcluir

© setecoisas.com.