Resenha: "A esperança", de Suzanne Collins

Suzanne Collins
Jogos Vorazes, volume 3.
Editora Rocco
424 páginas
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Expectativas? Claro, assim como em todo término de qualquer série, mas não vou omitir que não estava tão ansioso para a leitura de A Esperança, com isso fiquei protelando a leitura durante durante um bom tempo, exatamente um ano, desde a leitura de Em Chamas. Após expectativas não superadas, mesmo com tantos comentários de amigos que leram o livro antes de mim de que A esperança não era um livro tão bom quanto os dois primeiros. Para mim, o terceiro e último livro da série Jogos Vorazes não é tão diferente assim dos outros volumes, uma narrativa desde o segundo volume um tanto psicológica e carregada de sentimentos contraditórios se propaga nesse volume e nada tão épico se demonstra no final da série. Expectativas supridas? Talvez. 

Jogos Vorazes foi um livro totalmente inovador para mim, estava entrando ali no mundo distópico, então logo de cara adorei todo aquele sofrimento e injustiça, queria saber como a nossa heroína Katniss poderia salvar-se dentro da arena e mudar de um vez por todas os jogos. Sem dúvidas, Em chamas é o melhor livro da série: bem mais ativo, uma protagonista, mesmo sendo manipulada ainda tinha suas próprias decisões. 
"Mas há jogos muito piores que esse. "
Por fim, assumo estar decepcionado com Suzanne Collins, o foco inicial do livro era política - o qual ano passado foi citado nos protestos, aqui no Brasil - mas foi se deturbando até o fim do livro. Katniss, que deveria ir contra todo o governo e vingar, deixa-se ocupar por sentimentos demais, loucura demais e vemos sua fraqueza de longe, não sendo uma imagem para uma revolução.  Ao terminar  A Esperança percebi que Katniss não é a nossa protagonista, mas sim a coadjuvante desde o primeiro volume, mesmo ela sendo a imagem de uma grande revolução, ela não tem todo esse poder; muitas outras coisas estão envolvidas além dos jogos, como o Presidente Snow ou o pessoal do Distrito 13. 

Talvez eu tenha pegado A esperança em uma época errada ou simplesmente não tenha se encaixado em um final tão bom ou conciso quanto esperava, mas eu não posso deixar de recomendar a trilogia em si, tão rica e original. Talvez ficará saudade de alguns personagens e até me surpreendo bastante em falar que não são os protagonistas Katniss, Peeta e Gale, mas sim Finick, Johanne, Prim e até mesmo Rue, mesmo ela tendo falecido no primeiro livro. Claro que o a trupe amorosa deixará um pouquinho de saudade, mas não tanto quanto os outros citados acima. Nessa trilogia encontramos uma série de mortes e sangue desperdiçado, mas é algo totalmente aceitável, visto que toda revolução exige perdas e batalhas. Apesar de não estar tão feliz com o final que a trilogia tomou, ainda sim, estou ansiosíssimo para assistir ao filme - que será divido em duas partes, infelizmente.  
"Ah, minha querida srta. Everdeen. Pensei que havíamos acordado não mentir um para o outro."

_DEIXE UM COMENTÁRIO

  1. Oie :)

    Nossa eu adorooo a trilogia hunger games é muito perfeita não é ? eu sou super fã e suspeito para falar , em chamas tem que sair logo kkkkkk beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ReplyDelete
  2. OMG..
    Agora mesmo que TENHO que ler Jogos Vorazes.
    Incrível seu poder de escrita, rs. Me fez querer agora!
    Adorei os trechos que você postou (: Gostei muito!

    Beeijos
    luizando.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  3. Fim, acabou, vamos nos casar, fim, quando vai ser? Ok, depois desse post, eu me apaixonei, não tem como gente, eu sou apaixonaaaaaaaaada por The Hunger Games, e eu P-R-E-C-I-S-O de Em Chamas, sério, eu to com cede de Em chamas, ai jesus, eu preciso saber o resto da história ):
    Lindoooooooo! Te coloque no meu blogroll para sempre visitar aqui, porque eu to viciada! Omg!

    ReplyDelete
  4. Eu preciso muito ler essa trilogia hihi
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Gostei muio das imagens, embora não goste da série.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Eu li o primeiro e não senti tudo isso...kkk
    talvez tenha sido porque era uma leitura obrigatória!
    mais pretendo le-lo novamente
    kkk
    beijos
    Blog Leitura de Ouro
    http://leituradeouro.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Olá! Eu já li a trilogia inteira e sou super xonada!
    Todos os livros são demais, mas confesso que o meu favorito é o 2° ''Em chamas'' <3

    Beijos
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Não é estranho o fato de eu saber que você arriscaria a sua vida para salvar a minha... e ao mesmo tempo não saber qual é a sua cor favorita?" — Suzanne Collins

    Frase perfeita *o*
    af Igor, todos as postagens que eu ler aqui, so fazendo minha lista de leitura, aumentar ><

    Abraços, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Eu QUERO MUITO comprar a série, mas cadê dinheiro? Sou apaixonada pela Katniss e a Jennifer ficou simplesmente perfeita nesse papel. \o/

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  10. Oiii! Já ouvi falar tanto de Jogos Vorazes, tão bem, que ainda terei que ler esses livros, rsrs.
    Encontrei alguns dias atrás na biblioteca da minha cidade os livros "Em chamas" e "A esperança", mas o primeiro estava emprestado :/
    Enfim, adorei*------*

    Beijos

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  11. Me sinto um ET quando vejo posts falando sobre Jogo vorazes, por conta de nao ter lido nenhum livro.

    ReplyDelete