4.9.14

Resenha: "Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J. K. Rowling

Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 223
Série: Harry Potter
Avaliação: ★★★★

No começo do mês passado me desafiei em um projeto que me fizesse ler todos os livros da série Harry Potter até o final do ano - saiba mais sobre o projeto e participe também. O único motivo que me levou a querer ler Harry Potter: todo os leitores que eu conheço, a maioria, já leu os livros ou se aventurou, pelo menos uma vez, no mundo de J. K. Rowling, além de estar cansado de nunca entender a grande história que se passar por todo esse universo mágico. E por ignorância ou preguiça em começar uma nova série eu nunca senti real vontade em ler Harry Potter. Porém Harry Potter e a Pedra Filosofal flui de uma forma tão rápida, tão intrínseca e tão leve que sinto necessidade em continuar a dar continuidade aos outros volumes. 

Contar o enredo, para mim, é totalmente desnecessário já que todo mundo conhece a história: aos12 primeiros meses de vida Harry Potter é presenteado com uma cicatriz tal como um raio na testa por um bruxo das trevas - marca cujo deixará famoso, mas que custará a vida dos seus pais. Na mesma época em que o jovem é "presenteado" ele se torna órfão e é despejado na casa dos tios, que até os seus 11 anos de idade maltratam o garoto por ele ser uma aberração. Mas quando Harry Potter descobre que é bruxo e como veio para nas mãos de ferro dos Dursley, ele não hesita em sair do armário de baixo de escada e se e aventurar em um mundo - que somente na mente das crianças era possível existir. 

Apesar de não sentir vontade em ler os livros, minha curiosidade sobre o mundo que a autora criou, me deixou com grandes expectativas e todas foram cumpridas ao seu modo. Rowling não faz uma seção de descarrego dos seus personagens, histórias, mitologias... muito pelo contrário ela explica de uma forma simples e sem pressa - tirando toda a escrita monótona e entendiante de livros que não param de descrever ou informar sobre como tudo funciona. Esse primeiro livro me engasga por em tão poucas páginas desenvolver uma infinidade de histórias, lugares e personagens: desde os tios trouxas de Harry as lojas do Beco Diagonal - se é que me entendem. Este primeiro livro funciona como uma introdução à vida de Harry Potter e tudo que irá acontecer para frente, explica e mostra alguns personagens importantes como Voldemort e Alvo Dumbledore ou até mesmo a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
"Mas, daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas."
Para quem não sabe os primeiros livros da série são bastante infantis, já que a série era destinada ao publico mais infanto. Dessa forma, o livro tem uma pegada mais leve e que encanta todos os públicos - afinal quem nunca desejou ter poderes mágicos, criar feitiços e viajar entre mundos? - mantendo o leitor, do início ao fim, conectado a história e enlaçando-o a cada novo mistério. Consigo entender o motivo da série ter feito tanto sucesso na última década (ainda faz muito sucesso)  entre os leitores, pois mesmo de uma forma simples e "infantil" J. K transportou e prendeu o leitor em seu mundo.

2 comentários

  1. aaaaaaaaaaaaa um dos meus livros favoritos <3
    Da saga eu gosto muito da Ordem da Fenix e O Enigma do Príncipe, achei que ela amadurece ao decorrer da série, mas esse.. bom é a estreia não é? me lembro de quando li pela primeira vez *-*
    amei a resenha!

    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é <3 Foram os primeiros livros de fantasia que eu li e os que me despertaram o amor pela leitura. Fico super feliz quando alguém inicia a série porque ela é divina! Realmente os primeiros livros, digamos um e dois, são um pouco infantis pelo fato da idade dos personagens e do público alvo da época. Eu comparo muito a Percy Jackson nesse aspecto. PJO é um dos livros que começa meio infantil e depois amadurece e fica incrível! Harry Potter é tão bem escrito! A J.K. não somente criou todo um universo como também dá muitos detalhes a ele o que deixa a história muito mais rica. Espero que tu goste dos próximos livros da saga!
    Beijos

    Por trás das linhas

    ResponderExcluir

© setecoisas.com.