Resenha: "Se Eu Ficar" de Gayle Forman

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Série: Se eu ficar, volume 1
Avaliação: ★★★★★
“As pessoas acreditam no que querem acreditar”
Nunca tinha visto um romance me conquistar em poucas páginas e a única explicação para é que Gayle Forman sabe como conduzir as palavras e desbravar sentimentos dentro do leitor. Essa mulher é demais. Com seu romance agridoce, de amor infinito e de um sofrimento angustiante, que nos fazer chorar e implorar por mais uma dose dessas palavras que... que machucam (?).

De uma forma bela e dolorosa conhecemos a história da musicista Mia, umas adolescente de 17 anos como tantas outras. Em um dia de neve Mia e sua família decidem fazer uma passeio para aproveitar a "folga", num instante enquanto todos estão rindo e brincando dentro do carro, no outro instante tudo muda. Logo mia entende que está envolvida em uma acidente e que sua família está gravemente ferida. A história de desfalece enquanto Mia se encontra em estado de coma, mas de alguma forma Mia está fora de seu corpo, como se estivesse no meio campo, entre a vida e a morte. Mia está vendo tudo ao seu redor e como tudo aconteceu, o que será dali para frente e não sabe se quer continuar a viver ou simplesmente pode ser egoísta e ir embora. E nessa decisão se constrói uma história de tirar o folego e lágrimas. 
"Ouvir ele sempre me lembra do porque comecei a tocar violoncelo – que tem algo tão humano e expressivo nisso."
O romance de Forman cresce baseado em flashbacks e por meio dessa estratégia que conhecemos e aprendemos a amar Mia e todos que estão na sua vida; If I Stay contém a capacidade de transcender uma mensagem forte para os leitores de young adult - revelando a índole humana aos ser atingido por emoções tão fortes como a dor. Mostrando que cada ser tem uma maneira de lidar com o sofrimento e como enfrentar. Gayle encontra uma forma de expressar a dor em dois pontos de vista, através de Mia e, através do parentesco e amigos da jovem. É engraçado como o homem se fecha ou se abre nesses casos, quando no meio das perdas e possibilidades, alguns tentam ser fortes, alguns se calam, outros negam ou tentam se distrair para evitar o padecimento.
"Estou controlando o show. Todo mundo está me esperando.
Eu decido. Eu sei disso agora.
E isso me assusta mais do que qualquer coisa que aconteceu hoje."
Todas as tramas, temas e assunto no romance de Gayle Forman recorre e rondam um ponto principal — o amor, em suas diversas formas e dosagem. O amor de Mia por sua família, por sua melhor amiga e por seu namorado, pelas coisas que gostava de fazer, como era apaixonada por música clássica e como adorava tocar violoncelo ou, melhor, o amor que todos tem por Mia. Mas é esse amor que te faz pensar se você ainda pode amar depois que perdeu, se você ainda será forte quando acordar. E esse amor é o bastante? 

Todos nós já passamos por aquele momento de pensar que a vida não vale mais a pena (me sinto assim quase todos os dias haha). Mas o pior é que sempre podemos escolher qual o sentido da vida, pois ela sempre tem um. Ficamos divididos entre ficar e ir. Não podemos deixar para trás quem tanto nos ama e quem tanto amamos, pois o sentido da vida envolve essas pessoas. Mas também não queremos ficar para continuar sofrendo uma vida inteira. No final a escolha é nossa e como toda a escolha tem consequência, devemos aprender a encarar o futuro que será traçado a partir das nossas escolhas para que possamos decidir se as consequências serão boas ou ruins — paragrafo escrito por Geovani Pires

Tanto eu (Igor) quanto o Geovani recomendamos esse livro como uma leitura obrigatória, não queremos ver você chorar, nem muitos menos nos odiar por ter chorado. Mas queremos que você conheça uma história capaz de sensibilizar de uma maneira intensa, gostosa e verdadeira. Uma leitura que nunca será esquecida, prometo que vocês vão gostar <3. 
“As vezes você faz escolhas na vida e as vezes as escolhas fazem você. Isso faz sentido?”
Baixe uma edição especial dos primeiros capítulos livros jutamente com uma entrevista exclusiva com a autora, basta clicar aqui


if i stay from Igormedeiroz on 8tracks Radio.

  1. Cara, tantas resenhas e comentários positivos sobre esse livro estão me deixando doida!
    Tomara que o submarino não demore a me entrega-lo.
    Parabéns pela resenha, muito bem articulada e desenvolta.

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Eu não vejo a hora de assistir o filme que será lançado! Estou mega ansioso, haha.
    Lindo post e sucesso!

    ReplyDelete