Resenha: "Pelos olhos de Maisie" de Henry James

Autor: Henry James
Editora: Pequin, Companhia das Letras
Páginas: 416
Avaliação: ★★★★

A história de Maise não é fácil de ser lida, mas vale a pena ser lida. O livro conta a história da menina Maisie a patir da separação dos seus pais, Ida e Beale, quando a pequenina tinha apenas seis anos. Inicialmente seus pais entram numa disputa judicial acirrada pra ver quem granjear a guarda da filha. A guarda inicialmente outorgado ao pai não durou muito e logo a pequena se encontrou em um dicotômico, morando seis meses com o pai e seis meses com a mãe alternadamente. Porém o que inicialmente parecia ser uma briga por Maisie se transforma em ódio e, Maisie acaba concluindo que  "estava atuando como um polo de ódios e uma mensageira de insultos, e que tudo ia mal porque ela fora usada para esse fim" já que seus pais estão cada vez mais frios e distantes. 

Logo a pequena Maise se encontra em um romance quadriparental: seu pai se casa com sua governanta e sua mãe casa-se com um homem mais novo só "por causa da filha". Supostamente com quatro pais, dois deles - os biológicos - que parecem ter interesse nenhum na garota, sendo os outros dois, o padrasto e a madrasta que realmente se importam com a criança e com o bem da mesma. No meio de promessas e de juramentos dos seus verdadeiros pais cada vez mais distantes Maise acaba se confortando cada vez mais em seus novos amigos.  
“Queriam-na não pelo bem que pudessem fazer a ela, mas pelo mal que, com a ajuda inconsciente dela, cada um poderia fazer ao outro. Ela serviria a seus ódios e selaria suas vinganças (...)”
O romance desfalece em Londres, os personagens viajam com bastante frequência à trabalho ou apenas próprio luxo sendo Maisie deixada em segundo plano, juntamente com o proceder do romance percebe que o ex-casal está mais preocupado em ferir ao outro do que amar a filha, transformando-a em uma arma de relações entre o pai e a mãe. Porém os adultos não roubam a cena, já que perspectiva está reservada para a menina através de um narrador rebuçado. Henry James também não ousa poupar argumentos ou a ironia, frieza e emoção do seus personagens podem passar. Pelos olhos de Maisie recebe um título que faz jus a história, o autor consegue transpassar ao leitor o mundo do de um menina de apenas seis anos que se encontra em uma batalha de seus pais e que sofre com tudo isso, mas que sofre em silêncio - por esse motivo seus pais acham que está tudo normal. 



Como já dito o autor usa e abusa dos flagelos da humanidade entrando em atitudes da sociedade e atitudes do próprio homem em ser egoístas, da parte da mãe e do pai podemos deslumbrar a tragédia. Essa não é uma história fácil de ser lida também já dito em parágrafos anteriores, existirá momentos em que você terá que recorrer ao dicionário mais próximo ou, possivelmente, você encontre uma narrativa cansativa todavia que te enlaça aos poucos - esses são sintomas da maiorias dos clássicos e assim com ele vem extrema riqueza em detalhe e emoções, além de história inconfundíveis, capazes de fazer o leitor se emocionar ou entrar para a história de uma vez. E fico feliz em dizer, que eu mesma, fui captada e arrematada por Henry James.  

O livro foi adaptado para as telonas e ainda não tive oportunidade de assistir. Mesmo sendo uma leitura nada fácil vale a pena ler, mas se você não está preparado para uma dose selvagem de sentimentos, dê uma chance a adaptação, somente por está história, incrível. 

_DEIXE UM COMENTÁRIO

  1. Olha, acho que essa é a única (ou uma das únicas) resenhas que li desse livro, e me chamou atenção porque é um livro que quero muito ler há algum tempo. Gosto de tema, sem falar que é atemporal - prova disso é a adaptação, que eu também ainda não tive a oportunidade de assistir. Enfim, ainda pretendo ler o livro e assistir ao filme; acredito que a trama irá me agradar em cheio.

    Beijos, Livro Lab

    ReplyDelete
  2. Anonymous27 July, 2014

    Fastidious respond in return of this issue with real arguments and telling
    everything on the topic of that.

    Also visit my webpage private medical treatment

    ReplyDelete