21.7.14

Filme: Ponyo - Uma amizade que veio do mar


Gake no Ue no Ponyo, 2008
Hayao Miyazaki
101 minutos
O filme conta a história de Sōsuke, um garotinho de cinco anos, e Ponyo, uma princesa peixinho-dourado que deseja muito virar humana. Um dia Ponyo foge do seu lar no oceano e vai parar na encosta onde Sōsuke a encontra e promete protegê-la para sempre.

Miyazaki foi influenciado nesta história pelo conto A Pequena Sereia de H.C. Andersen,4 além de inspirar-se na lenda japonesa Urashima Taro. Seu filho Gorō serviu de base para a construção do personagem Sōsuke.5 A cidade do filme foi baseada no Setonaikai Kokuritsu Kōen um famoso parque japonês.


Ponyo foi um filme que eu conheci sem querer, estava em um churrasco e o filme estava passando em um canal de desenhos infantil, eu comecei a assistir só para passar o tempo (afinal, o churrasco ainda não havia começado) e no passar desse tempo fui me envolvendo com a história e não consegui mais parar de assistir (começou churrasco, acabou churrasco e eu na televisão) por dois motivos: a história é muito, muito fofinha e é o tipo de animação japonês que eu amo - A viagem de Chihiro é na mesma pegada. 

O filme conta a história de Sōsuke, um garotinho de cinco anos e seu peixinho-dourado, Ponyo, que na verdade é uma princesa peixinho-dourado que deseja muito ser humana para poder ficar com seu amigo. E quando Ponyo foge do seu lar e vai para na encosta Sōsuke a encontra e promete protege-la para todo o sempre. O sumiço de Ponyo faz com que seu pai vá a sua procura de sua filha, achando que ela foi raptada por humanos. Quando a encontra percebe que ela o quanto ela já mudou (criou pernas e braços..) e não consegue força-la a voltar para casa, quem poderá separar ela de Sōsuke? 


A inocência da história é retratada tanto por Sōsuke quanto por Ponyo quando as duas crianças se apaixonam e juram amor eterno uma a outra, uma história linda, muito simples, mas emocionante, sem dúvidas, ver o amor nascendo e se formando da forma mais nata, mas serena, sem malícia. É incrível como Hayao Miyazaki, o roteirista, consegue deixar o público tão apaixonado por sua história. 


A animação é muito fofa e é capaz de arrancar lágrimas, o filme já ganhou vários prêmios e mesmo fazendo um tempão que foi lançado ainda se torna uma história recomendada. Acho que nunca vou enjoar das animações de Hayao Miyazaki! Recomendado! Assistam <3 

4 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei! Vou assistir, com certeza!
    domingodeinverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti! *0*
    Muito fofo! Mas as vezes eu ficava meio assustada, parecia meio macabro... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas é fofissimo! ♥

    ResponderExcluir
  4. Igor, que coisa mar linda teu layout! Tô maravilhada *-*
    Em segundo, esse filme é a coisica mais amada do mundo, mesmo. Foi a primeira animação do Hayao a que assisti e me apaixonei perdidamente <3
    Posta mais opiniões de filmes dele que tu assistiu e recomenda^-^

    Beijocas :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir

© setecoisas.com.