Resenha: O Enigma das Estrelas

Autor: F. T. Farah
Editora: Geração Jovem
Páginas: 164
Avaliação: ★★★★★
Série: Clube dos Mistérios, volume 1

"O Enigma das Estrelas" é o primeiro livro da série brasileira chamada Clube dos Mistérios, o livro foi escrito há um tempinho e sendo relançado agora pela Geração, o livro sofreu adaptações, mas ainda assim deixou clima de primeiro livro escrito pelo autor, mas não é o problema, pois a enredo é bom e a história é interessante. 

Logo de cara conhecemos todos os personagens que compõe a
história: Jonas, Carmem, Carola, Alfredo e Vicentinho, cada um de um jeito, cada um deles de um lugar do Brasil.  Anualmente os jovens se reúnem para fazer aventuras e curtir as férias do meio do ano em Morro de Ferro - um lugar rico em lendas e histórias locais, delas se destacam a visitas de seres extraterrestres, demônios com corpos metade cobra e metade humano e muitas outras coisas assustadoras. Em busca de férias inesquecíveis os jovens decidem acampar, pouco sabem eles que realmente será inesquecível o que acontecerá no meio da floresta.

Como eu disse no primeiro no começo da postagem, o livro tem a pitada de um primeiro romance do autor. F. T. Farah construiu um enrendo interessante e também bem meticuloso, mas faltou uma garra para fazer o leitor entrar de vez no seu mundo. A falta de sentimento ou pelo fato de tudo acontecer tão rápido desvaloriza o livro, porque o leitor não chega a grudar no personagem e saber a angústia, sofrimento ou alegria que passa na cabeça dos personagens.
"A vida é um negócio esquisito - disse Joaquim, pai de Murilo, sentando na cabeceira e calado até aquele momento - Ela gosta de pegar a gente no contrapé. Se a gente balança para um lado, ela joga a gente pro outro. Em um dia a gente da gargalhada, no seguinte cai em tristeza profunda. A vida é um negócio esquisito."
Em compensação o romance de Farah deixa um suspense para os próximos volume e, há uma grande possibilidade de a série melhorar. Senti em O Enigma das Estrelas, que o livro é introdutório a um novo mundo, ao mundo de Farah, talvez por isso seja tão simples e leve. Mas também me cai a ficha de que também é um livro dedicado para a ala infanto-juvenil, com uma aventura que agrada os olhos, mas que não entra tanto no psicológico dos personagens.



É um livro bom, contém várias informações como dicas de filmes de E.Ts, histórias das primeiras "aparições" dos seres de outros planetas, "O Enigma das Estrelas" também é recheado de ilustrações de Samuel Casal. Contém uma história boa e que deixa expectativas para a continuação, porém ainda sinto que falta alguma coisa. 

  1. Anonymous28 May, 2014

    This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I've joined your rss feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
    Also, I have shared your site in my social networks!

    Feel free to visit my webpage - men designer clothing

    ReplyDelete