5.5.14

Resenha: O Começo de Tudo


Autora: Robyn Schneider
Editora: Novo Conceito, 2014
Páginas: 288
Avaliação: ★★★★★
"Como sempre, ela me deixava querendo mais e imaginando como seria se eu conseguisse."
"O começo de tudo" conta a história de Erza Falkner, um dos garotos mais populares da escola, a fama obtida através do seu talento nas quadras de tênis, como de praxe Erza é um daqueles meninos idiotas e que riem das próprias piadas sem graça, namorado de uma das meninas mais bonitas da escola (que é líder de torcida, que já não sabia disso?) . Mas isso tudo foi antes, sua vida sem graça ou de mesmice foi antes de: ganhar um belo par de chifres, de sofrer um acidente e cair no esquecimento, antes de ser apaixonar por Cassidy Thorpe (rufem os tambores).

Após o acidente a vida se Erza muda completamente e ele percebe quem são seus verdadeiros amigos. O retorno das aulas, para o jovem, é doloroso já que seus supostos amigos não o tratam da mesma forma que antes. Erza passa a sentar no horário do almoço com seu antigo amigo de infância, Toby, que amizade acabará após a ida em um parque de diversões (Disney, pula), Erza também conhece Cassidy Thorpe, e é nesse instante que as coisas realmente começam mudar para o ex-tenista-ex-popular. 
"Se tudo realmente fica melhor, como todo mundo diz, então a felicidade devia aparecer num gráfico. Bastaria traçar um eixo X e um eixo Y, e uma curva positiva representaria uma atitude positiva, marcaria alguns pontos, e pronto. Mas isso é bobagem, pois "melhor" não é mensurável."
Cassidy Thorpe é uma personagem que precisa de destaquem em um só paragrafo, por ela me lembrar muito Alasca (personagem criada por John Green) e por ela ser tão incrível, inteligente e enigmática ao mesmo tempo, Cassidy merece destaque porque ela faz o leitor se apaixonar e querer entender o que se passa em sua cabeça, ela por si só faz seu suspense e constrói uma personalidade única.

Erza Falkner também ganha um paragrafo, se não fosse por suas demasiadas observações e percepções do que acontece a sua volta, do antes e do depois, e de que todos tem uma grande trágedia (um dia chega mais cedo para uns ou chega mais tarde para outros). Se não fosse por esse personagem tão bambambam que tenta ser "normal", que tenta se encontrar, se conhecer e saber das coisas que gosta, o livro não teria graça, se não fosse por Erza e Cassidy esse livro não seria esse livro (me entende?).

O roteiro, a história, os personagens, as cenas, o sentimento. Tudo isso torna a leitura tão prazerosa, tão gostosa. Sim, eu realmente adorei esse livro, adorei a escrita de Robyn. Um livro escrito em boas dosagens e com maestria, um livro que encanta, mas que destrói o coração do leitor no final: a qual não poderia existir outro, porque não poderia ser diferente. 

Apesar de no começo do livro encontrar tudo clichê e parecido com a temática novo adulto, a autora montou e desmontou para fugir do clichê, deixando tudo com uma perspectiva mais deliciosa, mais intensa e mais Robyn Scheneider. Robyn usa o tom engraçado, inteligente e sensível para conquistar os leitores, para faze-los querer mais da história, mais da vida panóptica desses personagens. 

O Começo de Tudo, publicado pela Editora Novo Conceito, é extremamente envolvente e incrível, as páginas voam pelos olhos do leitor e o deixa entrelaçado até o fim da história, sem solta-lo ou fazer pensar horas depois da leitura. Uma aposta muito boa e que vai fazer muitos leitores recomendar esse livro, assim como eu.
"Ela tinha gostinho de tesouro escondido e balanços e café. .Tinha gostinho de fogos de artifício, de coisa que a gente podia apenas chegar perto, mas nunca ter." 



Um comentário

  1. Quantas idas e vindas... tudo muda demais heheheh.
    Blog com resenhas e mais resenhas!!!!! Gostei do jeito do livro, bem tradicional mas cheio de novidades.
    Ah, e coitado do personagem que tanto se desmonta e remonta.... mas sem dúvida tem um final feliz :D
    Beijos e ainda existe o aprendendocuriosamente.blogspot.com.br
    Bye bye,
    Ivia!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

© setecoisas.com.