Filme: O mar de monstros

23 Feb 2014

O Mar de Monstros, 2013
Duração: 1 hora e 46 minutos
Avaliação: ★★★★★
 +FANTASIA  +AVENTURA 
Percy Jackson e seus amigos Annabeth e Grover levam uma vida normal no Acampamento Meio-Sangue, apesar de Percy sentir falta do pai, Poseidon, que nunca mais manteve contato. Um dia, o local é atacado por um monstro enviado por Luke, que consegue romper a proteção mágica do acampamento. Com o local em perigo, Percy e os amigos partem em uma aventura em busca do velocino de ouro, um objeto místico que pode revitalizar a árvore mágica responsável pela proteção do acampamento. O que eles não esperavam era que Jake estaria atrás do mesmo objeto, já que deseja trazer à vida o poderoso Cronos, derrotado por Zeus, Poseidon e Hades há milênios atrás.

Após a péssima adaptação de O ladrão de Raios não esperava muita coisa em O Mar de Monstros. Os erros destacados no primeiro filme tentaram ser corrigidos no segundo, por exemplo, o cabelo de Annabeth. O filme é baseado no segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, do best-seller Rick Riordian. 

Para quem não leu os livros é um filme excelente. Mas a 'rixa' entre filme e livro, foi vencida desmascaradamente pela descrições paginadas de Riordan. Por isso, quando fui assistir, coloquei em mente e profetizei "eu não li o livro, eu não li o livro".  Mas mesmo desconsiderando ter lido o livro, não me surpreendi com muito.


Os protagonistas estão bem mais confiantes e salvaram de alguma forma o filme, atuaram cheios de si e incorporaram os personagens - em relação ao primeiro filme. Também o enredo está com mais ação, o que virtua o telespectador do início ao fim. 

Em O Mar de Monstros, é cometido uma série de deslises como: o fato de ter tecnologia dentro do acampamento (sendo que lá não pega). Foram cortadas várias partes infantis do livro e também incrementam com mais coisas o que poderia tornar o filme mais apreciativo para quem não leu os livros. A verdade é que os filmes não são feitos para ser comparados com os livros, mas sim para aquele que pensa: "para que vou ler o livro se tem filme? Que é a mesma coisa?".  


 É um filme bom? Sim! Mas não pode se esperar uma adaptação fiel ao livro, porque nunca vai assistir adaptação tão boa quanto o livro. Recomendo PJ para todas as faixas etárias, mas esse filme segura mesmo ali quem está nas idades de 14 à 16/17 anos. 

1 comentários:

  1. Eu não li os livros, então não posso comparar livro e filme. Não planejava assistir "O Mar de Monstros" porque não gostei muito do primeiro filme, mas acabei assistindo com algumas amigas e foi um filme ok. Uma boa forma de passar a tarde. Comparando com o primeiro filme eu achei bem melhor.

    ReplyDelete