Resenha: Brotherband - Os Exilados

Autor: John Flanagan 
Editora: Fundamento
Páginas: 350
Avaliação: ★★★★★
Série: Brotherband, volume 01.

"Perfeito para os fãs de J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis), para os fãs da série Eragon do autor Christopher Paolini e para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin."
“Os Exilados” chegou a mim por ambição que tive pela capa. Decepciono-me falar isso, mas eu sou daqueles que não aguenta uma capa bonita. Ao bater o olho na capa e já saber do mais o menos do que se trata já fiquei ansioso. Para completar o livro traz uma leitura ágil e que faz jus a toda aclamação do autor por diversos leitores.

Hal não conheceu seu pai, pois não teve oportunidade quando o mesmo já se encontra falecido. O pai de Hal, foi um dos maiores guerreiros do reino de Escândia, e Hal não herdou nem se quer uma gota do pai: não é forte e nem bravo como um lutador, mas para compensar é o mais criativo e, inventor de engenhocas que facilitam sua vida e a vida da sua mãe. Ao completar 16 anos os jovens escandinavos são obrigados a se listarem numa espécie de exercito, cujo um conjunto de treinamentos e simulados, os tornam guerreiros invecíveis. Logo na entrada de Hal na “escola” Brotherband, sua equipe de fracassados-renegados estão conclusivamente longe de ganhar o título de “irmãos em armas”: Um gatuno, um imediato de pavio curto, um urso míope, um piadista, dos gêmeos malucos e brigões, um rato de biblioteca e um skirl magricela. Mas daí cada um tem seu ponto forte e após estudar cada um Hal vê que é possível ganhar. 

Aventura sempre me deixa deliciado e completo. John Flanagan conseguiu transmitir uma boa carga emocional ao leitor e aspectos bastante divertidos, que tira sorrisos de coisas mais bobas que deixamos passar despercebidos. A falta de presença em uma narrativa em primeira pessoa não é o problema para se aproximar do protagonista. A história vem abordada em quarenta e quatro capítulos, por meio das páginas somos apresentados a um mundo desconhecido, porém pouco em pouco você passa a conhecer não só o ambiente e mas também as intenções e sensações do protagonista, Hal. A descrição dos protagonistas secundários também não fica atrás, sempre com uma leitura rápida, fácil e aventureira. 

Esse não é o tipo de leitura que as meninas gostam, mas tem sim garotas que gostam de aventura. Digo isso, por não ter tempo para romance em meio a tantas provas e batalhas. Apesar de se tratar uma história na cultura viking o livro ele se demonstra bastante atual, quero dizer, a leitura não parece estar em uma época tão antiga e diferente. 

Os Exilados é o primeiro volume das Crônicas de Brotherband, escrito por John Flanagan, sendo esse o mesmo autor da famosa série Rangers. O primeiro livro de Brotherband foi lançado em 2012, sendo que o segundo livro já foi lançado em terras brasileira sob o título Os Invasores. Deixo a dica para quem gosta de uma leitura sem descompromisso e por querer algo bem estilo aventura viking, ah, estou bastante ansioso para o próximo livro, já que no desfecho do primeiro o autor fez de tudo para não haver desfecho, deixando o leitor ainda mais ansioso por uma continuação. 
“Não me lembro de ler em nenhum lugar que o valor de um homem é medido por quantas mãos e pernas tem. O valor de um homem é ditado por seu espírito e pela sua força de vontade. Ele é medido, sobretudo por sua capacidade de superar tragédias na vida” Página 29.

  1. Não conhecia o título, mas pela sua resenha parece ser muito legal!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ReplyDelete
  2. Parabéns adorei a resenha.

    ReplyDelete
  3. Você escreve muito bem a resenha, adorei a dica, vou ler em breve.

    ReplyDelete
  4. Pedro Marques15 September, 2013

    Já li o primeiro livro da serie rangers e adorei, se você puder leia também acho que vai gostar. Vou ver se consigo ler esse. Parace ser muito bom.

    ReplyDelete
  5. Editora Fundamento é a melhor editora para livros de aventura até agora, sempre com capas e títulos que matar, fora os Book Trailers que nos deixam morrendo de curiosidade e o coração a mil! <3
    Esse livro não parece ser diferente, adorei a capa, a sinopse e a sua resenha, parabéns!
    Amei seu blog já estou seguindo e curtindo!

    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Eu li o primeiro da série Rangers e me apaixonei pela escrita do John. Ele sabe criar mitologias, reinos e personagens de qualidade e faz com que o texto flua de uma maneira unica. Espero poder ler esse livro logo!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ReplyDelete
  7. Terminei de ler hoje, realmente é uma leitura fácil, rápida e empolgante, irei logo comprar o vol 2 *-*
    Altamente recomendado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Yuri o segundo livro é ainda mais empolgante! Uma leitura devassadora, estou louco é para que chegue no Brasil o terceiro <3

      Delete