Evento literário: Semana do Livro Nacional



Fui com as mãos abanando e voltei com as mãos abanando, mentira. Eu me sinto tão feliz por ter ido ao evento. E mesmo que eu não tenha ganhado os mimos (lindos), fico contente por ter feito vários amigos, será que foi coincidência? Hoje é dia dos amigos, então: Feliz dia dos amigos com semana do livro nacional.

Hoje aprendi muita coisa: Você precisa de técnicas para escrever, precisa de vontade, não é só sentar no computador e falar "vou escrever um livro". As vezes publicar um livro não é fácil, tem autores muitos tímidos (não é Karen?), tem autores que falam de tudo (como a Clara, personagem do livro da Jana Rico). Tem escritores que são amadores, tem escritores que são aprendizes. Tem autores que nem lê seus livros depois, pois "se eu ler, vou querer mudar a história toda". Mas nunca, se você não quer ter um bonequinho de vodu, nunca, jamais, em hipótese alguma fale mal de um filho de autor (no caso o livro). Aprendi que ser autor não é fácil, tem que ter disposição, ter tempo e as vezes ter a própria editora (como o Maurício Gomyde). A gente tem que ter Amor no ninho e fora do ninho. A gente tem que amar o que é da nossa terra, amar nossos autores, nossos livros. Se você pensa que ser autor é fácil, tem que pesquisar, 'despesquisar', pesquisar novamente só para produzir um trechinho não é Camila Dornas? Como A caçadora você deve ser.  Mas além de tudo você tem que ter orgulho de ser um autor, tem que ter fé, tem que querer.


E vou falar para vocês, eu nunca vou deixar de ler livros nacionais. Porque é isso tem somos, é isso que "tá na nossa língua", no sangue. É amor mesmo, esse sabor carioca, paulista, brasilense... esse sabor brasileiro. Ainda melhor que ler livros nacionais é conhecer autores nacionais, são engraçados, brincalhões, legais. São muito mais que o livro, aí você pensa: "tá explicado o porque do livro ser bom". 



Obrigado aos meus novos amigos que puderão tornar o evento possível e também a Larissa Sposito que organizou tudinho com a Leninha!  




  1. Aameeeei! Foi tudo maravilhoso! ^^ Devia ter isso todo mês, rsrs!

    ReplyDelete