Resenha: O começo do Adeus


Autor: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito, 2012.
Páginas: 180
Avaliação: ★★

Não esperava nada do livro, mas me impressionei com a escrita infalível.  Totalmente cômico, O começo do Adeus não é um dos melhores livros que já li. Mas ele trouxe um requisito diferente, do qual não estou acostumado. 

Aaron é uma homem de meia idade, ele trabalha na empresa editorial da família e acaba de perder sua mulher em um acidente, uma velha árvore que ficava bem próxima de sua casa acabou desabando sobre a casa do casal. O protagonista não consegue se despedir da amada Dorothy, de modo que é comum que enquanto ele realiza suas atividades normais do dia a dia veja a mulher ao seu lado como se ela estivesse viva, e nada tivesse acontecido.

“Ela era única entre as mulheres. Não havia ninguém como ela. Meu Deus, ela deixou um enorme vazio! Eu me senti como se tivesse sido apagado, como se tivesse sido rasgado em dois.” Pág. 19
Creio que não seja nada fácil acostumar em perder uma vida assim, do dia para a noite. É sempre um ponto doloroso a tocar, mas a autora que provocar um método que possamos ainda ser feliz mesmo que não pareça.  O único e melhor jeito de permitir que uma pessoa se vá da  vida de alguém, não só quando ela falece, mas quando divergem entre si, e lembrando dos momentos bons, lembrando que o que aconteceu foi ótimo o em quanto durou. 

Durante a narrativa, Tyler, escreveu como se fosse um homem. Porém, foi uma narrativa seca de emoções e sentimentos, que acaba deixando o leitor sem nenhuma sensação ou apego  por algum personagem.
"- Você se vira. É, acho que sim. E eu não diria um "a" se você tivesse nascido assim. Mas não nasceu. Você não é do jeito como veio ao mundo. Você não é quem deveria ser." Pág. 17.

  1. Pois é..
    Já li uma resenha a respeito deste livro com a opinião muito parecida, o que não me deixou nada animada em lê-lo, rs.

    Beijos e mais beijos, e um lindo final de semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  2. Oi Igããao <3
    Eu quero muito muito ler esse livro pelo grande número de resenhas positivas que li sobre ele. Fora que, a capa é maravilhosa, e me chama bastante a atenção.

    Beijos, Lari
    http://www.bagacodelaranja.com

    ReplyDelete
  3. Sei lá, não me agradou muito não. Achei o nome interessante, mas o resto...

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Pela resenha, o livro deve ser lindo e os personagens bem profundos! Parabéns pela resenha!
    Abraços

    http://sonhandocomlivros.com

    ReplyDelete