Estória, história, estórias, História...

Esse português nunca para de inventar moda não é? Quando você pensa que está se adaptando a ele, ele vai lá e muda tudo. Está aí uma coisa que as pessoas sempre se confundem: História, estória e história.

A questão hoje é: Você sabe a diferença entre história e estória?

"Estória" é uma narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção, falar sobre algo que não se te veracidade por certeza.  Ex: A estória daquele livro é muito boa.

"história" usada para esclarecer acontecimentos e atividades humanas ocorridas no passado, verdadeiro, real, porém não se encaixa em termos científicos.  Ex: A história da minha vida só eu sei.

"História" escrito com inicial maiúscula  significa a ciência oficial que trata dos acontecimentos no tempo.  Ex: como a História Geral, História do Brasil.

Com as novas regras, em 2009, a palavra "Estória" caiu em desuso e o termo "história" é usado para todos os sentidos. Deu para clarear? Não vale errar mais em. 

  1. Bem legal o esclarecimento. Eu estava realmente confuso com essa história. Obrigado por clarear minhas ideias em relação ao tema.

    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Oi, Igor! Eu já sabia a diferença, mas é sempre bom esclarecer, né?! Muita gente tem dúvida mesmo. Eu sempre uso "história" nas minhas resenhas, vejo poucas pessoas escreverem "estória". A grafia fica estranha, apesar de ser a correta, né?! Ah, a Língua Portuguesa...

    Beijos, Entre Aspas

    ReplyDelete
  3. Eu sabia a diferença, mas na escola aprendi a usar "história" e em casa aprendi a usar "Estória", imagina a confusão! O lance de História eu nem sabia :o Bom, ainda bem que eu defini história pra todos, agora tenho certeza q estou certa haha

    Adolecentro

    ReplyDelete
  4. Amei a nova cara do blog, tá lindo demais!
    E amei a explicação, clareou com certeza quem n sabia a diferença, mas agora é só questão de conhecimento mesmo né, já que que nem tu disse, se usa história para tudo!
    =)
    Beijos e ótima semana!
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ReplyDelete
  5. Isso é muito engraçado, sempre quando eu uso a palavra estória, um monte de pessoas caem em cima de mim dizendo que não é assim que se escreve, às vezes tenho até medo de escrever essa palavra, rs! Muito legal o post, isso ajuda a esclarecer a dúvida de muitas pessoas.
    Beijos,
    Amanda Gabrielly
    eternamente-crazy.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  6. Gostei muito da nova cara do blog! Ficou ótimo.
    Ótimo também é o conteúdo. Muito esclarecedor.
    Explicação clara e útil. rs


    Parabéns!
    Sucesso!

    Beijão!

    ReplyDelete