Como organizar sua biblioteca ou estante



Quem é apaixonado por livros sempre tem uma estante dedicada para a coleção ou até mesmo uma biblioteca em casa, e como deixar as obras sempre ao alcance e organizadas? Uma coleção de livros pode ser organizada de várias formas: alfabética de nome de autor ou título, por gênero, por série, por ordem cronológica e até por cor da capa ou lombada para quem procura um efeito estético.

Organizando por nome de autor
Organizar pelo nome do autor é fácil, pois é simplesmente colocar em ordem alfabética. Escolha se você vai considerar o primeiro nome ou o sobrenome como organizador. Por exemplo, Fabiana Cardoso  entraria na categoria F ou C? Muitas bibliotecas usam o sobrenome, para evitar nomes repetidos muito próximos, é mais difícil os autores terem sobrenomes iguais.

Se a primeira letra do nome é igual ao de dois autores diferentes, pule para a segunda e considere qual aparece primeiro no alfabeto, e assim por diante.

Organizando por título
Funciona como o nome de autor, use o título do livro como organizador. Desconsidere artigos do título, como por exemplo, a obra? A linhagem, de Camila Dornas, seria classificada em? A ou L?.

Organizando por gênero
Você gosta de vários gêneros diferentes e tem muitos livros? Organizar por gênero é ideal, pois você pode escolher facilmente qual tipo de história quer ler no momento. Uma boa ideia é escolher outro tipo de classificação dentro de cada gênero, seja por série ou por ordem alfabética, assim sua estante ficará ainda mais eficaz.

Organizando por série
Hoje são raros os livros que são lançados sozinhos, geralmente eles fazem parte de uma série ou trilogia. Organizar sua biblioteca por série é muito bom, já que os livros da mesma história ficam todos juntos. Para manter a linha temporal da série, coloque-os em ordem cronológica da história, assim você saberá em qual obra ela começa e em qual termina. Um exemplo é a trilogia Jogos Vorazes, a ordem é: Jogos Vorazes, Em Chamas e por último A Esperança.

Organizando cronologicamente
O modo mais simples é por ano de publicação. Esse método é bom para autores que tem muitos livros que não possuem continuação, então você pode separar por quando eles foram publicados e ver a evolução do autor. Ele também pode ser aplicado em conjunto com outros modos de organização, como dito antes na parte de série.

Organizando por cores
Quem quer uma biblioteca mais bonita do que funcional pode organizar seus livros pelas cores da lombada ou da capa. Um efeito degrade ou então um arco-íris pode ser montado se você possui vários exemplares.

Dicas especiais para livros de arte
Livros de artes, fotografia, moda, e outros que o foco é as imagens costumam ter capas lindas. Nesse caso, reserve alguns espaços da estante para coloca-los mostrando essas capas, ou então os coloque em uma mesa de centro ou canto, para que todos possam apreciar as obras ricas em imagens maravilhosas.

E as revistas?
Empilhe-as em ordem cronológica, as mais antigas embaixo e as mais novas em cima, assim a revista mais nova estará sempre em cima. Não as acumule por muito tempo, doe as mais velhas que não queira arquivar

E aí como você organizada seus livros? Ou você é simplesmente assim?

Créditos

  1. Oi,

    adorei o post! Eu organizo minha estante por série, ou livros do mesmo autor.

    Bjs

    ReplyDelete
  2. Oie :)

    EU organizado a minha estante por editora rs. Acho que fica muito bom tudo padronizado ( pelo menos a minha ), beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ReplyDelete
  3. Gosto de deixar por editoras. Pq ficam sempre na mesma altura, é bem padronizado. Mas gostei bastante de todas as dicas. Bjs, Lole.

    http://11-dezembro.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Atualmente eu tô bem simples assim, hahahahah, mas quando eu organizo minha estante é sempre por editora. É engraçado como eu conheço os livros bem mais por editoras do que por autor ou cores.
    Já tentei organizar por cores e foi um fiasco, tinha livros com mais de uma cor e quase nenhum livro das cores mais raras tipo amarelo ou verde. Quando eu tiver mais livros vou tentar de novo.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ReplyDelete
  5. Adoreeei seu post! No momento eu não tenho estante (só um cantinho para os livros), mas quando eu comprar acho que vou organizar em ordem alfabética de sobrenome de autor. :p

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ReplyDelete
  6. Oieeeeee
    Amei o post, como ainda não tenho estante, fica tudo guardado no armário, assim que tiver vou seguir suas dicas!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Como não tenho muito espaço eu organizo por lido e não lido

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  8. Bem que eu gostaria poder arrumar minha estante assim, ela é muito bagunçada igual ao meu quarto, a unica coisa boa é que eu organizo por autor e se é de investigação, policial, aventura, mas precisa de mais ajustes.
    :)

    ReplyDelete
  9. Ainda não tenho minha estante e meus livros ficam guardadinhos em uma parte reservada no meu guarda-roupas pra eles, enquanto a minha estante não fica pronta, organizo eles por meu gosto e por tamanho. Acho legal quando a opção de cores é vasta e aí fica lindão arrumar por cores. *-* Infelizmente ainda não dá pra fazer isso, tenho poucos, mas quando minha coleção crescer vou fazer isso, rs.

    Beijos!

    ReplyDelete