Ressaca literária o que é?

O que é? Muitos bookaholics aderiu esse termo para falar que está cansado de ler por um determinado tempo. Além dos grandes leitores, nós blogueiros também temos, e é por isso que vou falar sobre esse assunto hoje.

Aliás, quem não sofre com essa doença? Muitas vezes, por mais que a trama nos interesse a leitura passa a se tornar lenta e massante. Mas não tem escapatória, se você ainda não teve, vai ter, sim. 

O problema também pode ser o livro, que não contribui, com uma narrativa lenta e que não te prenda na estória e torna cansativo. Mas o problema talvez seja você, e quando chegamos à esse ápice, acaba-se sobrando somente duas opções: largar o livro ou ir até o final. Muitas pessoas tentam ler até onde conseguem e depois abandonam. Outras, decidem ficar com um livro por um mês, mas terminam de ler.

"Depende muito, às vezes quando leio um livro muito bom fico com a sensação de perda, assim quando vou ler outro livro fico comparando os livros e acabo que passo algum tempo sem ler nenhum.Ou também quando leio vários livros de uma vez só, e depois me sinto exausta e quero um tempo para pensar nas histórias, nos enredos que li.Eu tenho algumas ressacas sim,mas sempre tento ler um livro leve depois que tenho. Hahahhaa... Não sei como curar,mas não dura muito tempo pra mim,já que não consigo ficar sem ler por muito tempo" diz a blogueira Jéssica, do Leitora Sempre.

As vezes a ressaca literária passa bem rápido como no caso da Jéssica, as vezes não. Mas calma, não é nada para se preocupar, por mais que sejam ruins os sintomas e você sinta-se necessitado a ler, tais sintomas passam. Uma forma de agilizar é descansar. Repouse. Fique uma semana de férias da sua estante, o que pode ser difícil, porém necessário. 

A escritora do blog Letras e folha diz que a forma de solucionar a ressaca literária é: Encontrar uma pessoa que já tenha lido o livro, surtar, gritar e chorar pra extravasar a ressaca! Você ler outro autor ou livro pode ser que sua leitura não seja tão bem absorvida, então é bom você extravasar primeiro pra depois começar outra leitura" .

Uma das coisas que pode ser prejudicial também é, ler muitos livros do mesmo gênero. Como assim? Tem pessoas que conseguem ler uma série toda sem parar (eu não consigo), não é muito recomentado ler uma série toda de uma vez só, cansa mais, além da história passar bem rápido. E não é só em séries. Por exemplo: Ler livro só de distopia seguidos. 

image fica as dicas:

  • Se policie, não leia tanto.
  • Não leia o mesmo gênero seguido.
  • Descanse para iniciar uma nova leitura.
  • Converse sobre cada livro, desabafe mesmo.
  • Leia algo mais zen, leve.
  • Aproveite, quando não estiver com ressaca.
  • Comente aqui em baixo o que acho.

  1. Sempre tenho ressaca literária após ler um livro em inglês ou alguma outra leitura muito densa. Parece que cansa a mente mesmo!
    Beijos!
    -
    espero sua visita: http://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ReplyDelete
  2. Adoreei, eu não sabia o que era, mas amei as dicas, são ótimas e muito úteis!
    Ótimo post.
    Bisous, Pequeno Muffin.
    pequenomuffin.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Assim que vi o título do post, pensei que era brincadeira. Eu to passando pela ressaca agora e você acabou de falar sobre ela! haha Eu adoro quando isso acontece. A minha ressaca foi de ler muitos livros do mesmo autor e gênero, um atrás do outro. Quando descanso, sempre leio O Pequeno Príncipe, é bem leve e deixa a mente mais relaxada.

    Beijão, Unsaid Things

    ReplyDelete
  4. haha eu super me identifico com a Jéssica, mas não é nada que eu fique louca haha É tranquilo XD


    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Dinha, também me falaram que O Pequeno Príncipe também é muito bom para acabar com uma ressaca, eu não li ainda, mas pretendo. Também fiz o post inspirado em um ressaca literária que tive!

    ReplyDelete
  6. Ler algo "ZEN" estou precisando urgentemente!
    Bjs e aproveita que tem promo no ar!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/01/promocao1-carnaval-literario.html

    ReplyDelete
  7. Nada mais terrível que uma ressaca literária... é tão tensa... Graças a Deus esta fase passou a um tempo e espero não voltar mais! :D
    Obrigado por comentar no meu blog...
    Abraços
    Gabriel - Corações de Neve

    ReplyDelete
  8. Antes de mais nada, "Não".. Nunca fui emo, hahahah! Só gosto mesmo das cores e de não me parecer "normal" diante de muita gente, rs.

    Eu ADOREI ler a palavra "estória" com "E" no seu post. Sim.. Eu adoro a diferença entre história e estória. Por mais que tenha saído de uso, eu adoro. Adorei! Você é meu ídolo, kkkkk!

    Ah.. Ressaca. É o que estou tendo agora com "A Hospedeira". Não sei se como a Jessica falou, acabei de ler um livro incrível e que ainda está em mim, ou coisa e tal.

    Eu decidi continuar com o livro. Depois eu falo se sobrevivi, rs!

    Beeeijos
    luizando.blogspot.com

    *e tem post sem ser emo lá, kkk!

    ReplyDelete
  9. Oi Igor
    Como vai?
    Você disse que ficou trise porque não ganhou.
    SÓ QUE VOCÊ NÃO SE ESCREVEU!
    ??????
    Beijos com sabor de livros!!!rs

    ReplyDelete
  10. Já tive uma ou várias ressacas e não precisei beber para isso :)

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  11. Às vezes tenho resseca literária, geralmente com os livros que acabam tornando-se os meus favoritos. Mas nada que me atrapalhe nas leituras seguintes.
    Adorei seu blog e já estou seguindo. Passa lá no Sook depois para conhecer, e se gostar, siga também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  12. Eu quero ler o pequeno Principe, mas nunca tô de ressaca!

    Ah, hoje mais cedo, eu mandei um comentário para vários blogs, mas não lembro ao certo quem o recebeu. Se você recebeu, e não concorda, o ignore por favor. Sei que não pratica o fato (fato relatado no recado!) Se você não recebeu o recado, ignore essa mensagem!

    Beijos, e desculpa qualquer coisa!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  13. HAHAHA sim sim, de vez em quando eu tenho, e também ressaca "blogorística". Fico cansada do blog, com preguiça de tudo!
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  14. Isso aconteceu poucas vezes comigo, mas as dicas são ótimas e podem ajudar mesmo. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ReplyDelete
  15. De vez em quando isso acontece comigo. Por isso, depois que eu termino um livro, eu respiro fundo e passo um ou dois dias sem ler nada, pra dar um descanso no meu cérebro. Até porque, por conta dos estudos e da rotina, eu tenho demorado mais para terminar os livros. Gostei bastante das dicas e com certeza vou tentá-las.

    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ReplyDelete
  16. Eu gosto de ler, mas confesso que quase morro lendo uns livros que a escola passa, pois a maioria é literatura chata. Agora acho que eu nunca tive essa ressaca, de ficar sem vontade de ler livros legais, e espero que nunca aconteça ¬¬
    -xoxo


    http://s2juuh.blogspot.com/

    ReplyDelete
  17. Adorei seu post! Ultimamente nao sofro com muitas ressacas literárias, mas ano passado sofri muito com elas rsrs eu nao consigo ficar dias sem ler rsrs
    esses tempos atrás, fiquei com ressaca pelo livro me deixaar revoltada demais, rsrs mas tudo bem, a gente tenta superar né?
    amei esse post, serio mesmo rsrs
    awn <3
    Um beeijo
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  18. Ahh eu não consigo ler séries se não for um atras do outro. kkk Pra falar a verdade passa muito rápido mesmo, mas prefiro assim...
    E leio bastante mesmo, não passo um dia sem ler, não consigo... parece que falta algo...
    O ruim de ser assim é que não a livros que baste...
    Beijos e uma ótima semana!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  19. Haha adorei essa solução eu sempre falo pelos cotovelos com meu namorado sobre os livros então nunca tenho esse problema kk quando estou numa leitura mais lenta eu realmente vou seguindo com calma, até hoje só abandonei um livro e me sinto culpada rs acho que poderia ter insistido mais.
    Curti muito o post ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ReplyDelete
  20. Tenho tanto para falar do assunto que tenho certeza que dará um post. É interessante como alguns livros fazem nós ficarmos enjoados. Acabei de ler um livro que realmente me matou, e incrível, eu senti enjoou físico mesmo... Coisa estranha! rsrs

    ReplyDelete
  21. Minha ressaca literária acontece quando eu gosto tanto de um livro que eu não consigo parar de pensar nele para iniciar uma nova história!
    A última vez aconteceu com "Finale", o último livro da saga "hush hush". Eu fiquei tão envolvida com a história que quando acabou fiquei com um vazio. E perdi a vontade de ler qualquer outra coisa que não fosse a série. Então fiquei uns dias sem ler nada e, quando voltei, peguei um livro bem tranquilo para descansar mesmo!
    Beijos!
    http://deia-galvao.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  22. Já tive esse problema por se tratar do livro. Chegou um ponto em que eu não aguentava mais lê-lo, mas queria muito saber o final, pulava várias páginas e só lia os pontos que me interessavam. Acho que a gente só se cura disso quando encontra um livro que nos prenda de verdade.

    ReplyDelete
  23. De vez em quando me dá essa ressaca literária, dou um tempo pra mim de dois ou três dias, às vezes demora semanas pra mim tomar coragem de iniciar outra leitura e terminá-la. Se torna cansativo a ideia de ficar parada lendo, acho que sou hiperativa demais, só que eu amo ler e isso se tornou parte do meu cotidiano. Mas de alguma forma, é sempre bom procurar um livro que faça a vontade de ler voltar o quanto antes. Impossível não encontrar um livro bom o bastante que te faça sair dessa ressaca.

    ReplyDelete
  24. Estava numa ressaca de 2 meses, mas conseguir me livrar dela, serio isso é uma coisa MUITO dificil parece um chiclete. Voce tem livros pra ler fica olhando pra eles mas nao sente vontade de lelo.

    ReplyDelete