25.2.13

Por que o brasileiro lê pouco?

Brazil


No mercado editorial cada livro lançando é produzido cerca de três mil exemplares; em todo os lugares onde passa informação diga-se o brasileiro não lê, ou quando lê é extremamente muito pouco. Mas tem algum problema ai no meio dessa história não? 

Segundo a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 

  •       1) ler é uma tradição nacional;
  •       2) o hábito de ler vem de casa e
  •       3) são formados novos leitores.

É bem notável que em muitas casas e famílias não possuem livros ou metas de leituras, ler não é uma tradição no Brasil. Com uma pesquisa feita recentemente pelo Instituto Pró-Livro o brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora.  Desde alguns anos a leitura vem sendo cada vez mais aguçada em nossa sociedade, mas, certamente com o avanço tecnológico os livros acabam perdendo muitas vezes, quando tem que competir com estes no mercado da diversão, lazer e prazer.


Em 2008, esse mesmo instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.
De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).

O brasileiro sabe da importância da leitura para progredir na vida, mas continua considerando a atividade desinteressante. Mas o  problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores."Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, e afima: "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio.". Conclui-se que o brasileiro sai mal formado da instituição de ensino, quando são formados. Temos assim uma legião de analfabetos funcionais e pilhas de livros nas livrarias. 



Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

Fontes: Instituto Pró-Livro, ANL, Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal (Cerlalc). E Uou Educação, matéria escrita por Amanda Cieglinski. Imagens: weheartit.com

14 comentários

  1. Oi Igor, querido que belo post, adorei!
    Mas infelizmente é esta a realidade do brasileiro, não há incentivo de casa para que nasçam mais leitores.
    É muito difícil ver os adultos incentivando seus filhos, sobrinhos, netos, a lerem...
    A postura do brasileiro é outra em relação à leitura e por mais que esta, tenha aumentado bastante nos últimos anos, a cultura é que nfluencia muito para que possa haver uma mudança extrema.
    Esperamos que esta mudança venha e que cada vez mais brasileiros descubam o quão bom é ler.
    Bjokas amoreco!

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Igor. Concordo com a Zoara, as escolas deveriam incluir na grade livros interessantes para os jovens. Na época que eu estudava, tinham vários projetos com livros, mas apenas aqueles como Dom Casmurro. Admito, que odiei ter que ler o livro duas vezes. Acho que pode ter clássicos na leitura escolar, mas também juvenil. Gostei do post, bem informativo :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou viciada em Bibliotecas e livros. E é triste que as pessoas se limitem apenas a tv e computador "para se divertir". Livros podem ser mais divertidos que ambos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom sua critica no post.
    O Brasil tem muito que mudar :*

    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostava de ler na escola pois achava tudo muito chato , mas acho que era culpa dos professores que nunca indicavam algo realmente bom que os alunos gostassem, só coisas meio sem graça. Então eu não gostava de ler, mas dai passei por problemas e para me distrair comecei a pesquisar e achar ebooks e ler por conta própria e agora sou uma apaixonada pela leitura.

    ResponderExcluir
  6. Realmente!
    É muito triste que poucas pessoas leiam!
    Mas, o preço tb ajuda!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Taí uma questão importante. Realmente falta incentivo fora da sala de aula!
    Bom, mudando de assunto, passei pra avisar que deixei um selinho pro blog no link: http://absortoemlivros.blogspot.com.br/2013/02/especial-o-caso-dos-selinhos-esquecidos.html

    Espero que goste e trabalhemos para mudar essa realidade nada agradável!
    Bruna

    ResponderExcluir
  8. Triste realidade né...
    Os brasileiros deviam tomar hábito de ler, mais não é assim :/

    Abraços, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que post interessante!!! Realmente, muitos professores acabam "desistimulando" os alunos :/ Mas também os preços dos livros são mt caros... São tantos fatores!! :/

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  10. Graças aos deuses da leitura aqui em casa temos o hábito de ler e muito gosto por isso! Fico preocupada com a cultura hoje em dia, tenho uma irmã que vai fazer 6 anos e tento de várias formas mostrar para ela como ler é bom, espero que ela também tenha tendência a amar ler!
    Um post muito bom e muito esclarecedor !!
    Beijos e uma semana cheia de positividade! <3
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Excelente postagem, pois a leitura deve ser trabalha a cada dia e todos devem ter a consciência de que a leitura que nos faz ser quem somos, apesar de tão baixo o índice de leitura, pois o índice deveria ser o maior de qualquer estatística!!!!
    Bjuuuuuuuuuuus
    aprendendocuriosamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua matéria, mocinho, eu acho que voce sempre traz coisas legais sobre o mundo literário. Dou graças a Deus por ja ter passado da média nacional rsrs Realmente, o habito vem de casa e agradeço por mamae me incentivar a leitura rsrs Espero que as pessoas se afundem no mundo da leitura como eu rsrs Voce precisa ler Calafrio, mocinho <33333

    Beijos
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente que vergonha estamos perdendo feio para os outros países! O brasileiro lê pouco porque acho que não há muito incentivo pra isso. Além do mais, estamos ficando tão acostumados em achar tudo prontinho na internet que até leituras obrigatórias ninguém lê mais, só busca um resuminho na net e pronto.

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que as pessoas nao leem por falta de incentivo. Muitos tem acesso a livros porem nao são incentivados a ler.

    ResponderExcluir

© setecoisas.com.