Resenha: O sonho de Eva.



Chico Anes
Editora Novo Conceito, 2012
296 páginas
Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Para quem leu a outra resenha que fiz do livro  Pirapato: o menino sem alma   do Chico já teve ter percebido o quanto eu gostei dos livros dele. A história narrada em terceira pessoa é sem dúvida maravilhosa, percebendo assim o quão pode ser magnifica a escrita de um escritor brasileiro, temos aí o escritor Chico Anes com um temática muito inovadora, já que se trata de sonhos lúcidos – quando podemos acordar dentro do sonho, e poder fazer oque queremos e quando queremos. 

A história é bom construída e flui muito facilmente, foi diferente para mim porque não tinha visto nenhuma história parecida como essa. Ao iniciar o livro achei chato, mas com o decorrer das páginas foi ficando mais cativante, e prendendo cada vez mais o leitor. Até que por fim, quando acabei o livro, fiquei horas e horas pensando na vida de Dr. Abelar, a personagem central, que após a perda de sua irmã, seu filho desaparece. Isso leva a nossa protagonista Eva a se aventurar a procura do seu filho.

 Estranho! Foi isso que Eva acho quando recebeu uma proposta da empresa em que sua irmã trabalhava, Yume. Aceitou a proposta em trabalhar na empresa, intuição de mãe (só pode),  ela sabia que dentro dessa indústria seu filho estava escondido. A procura de seu filho, descobriu muita coisa, que parece até ser cômico, mas a empresa queria dominar o mundo através de que? Dos sonhos. 

Os personagem criados não são tão bem descritos, isso prejudicou um pouco é um leitura simples. Mas é uma trama que vai de país à país só para salvar a vida de um garoto, ou a vida de bilhões de pessoas. 

Se eu recomendo? Sim, além de ser um livro nacional, não parece. É um ficção muito gostosa de se ler, porque é diferente, além de conter pitadas de suspense durante todo o livro. Esse é o segundo livro do autor, e uau, é impecável e bem escrito. Mas fica a dica:  
Dormir as vezes pode ser um jogo perigoso. 

  1. Bem, eu não estava com muitas expectativas em relação ao livro, principalmente no começo que tem toda aquela introdução sobre o que são sonhos lúcidos e tudo mais, mas quando a ação realmente acontece, ai não da mais para largar o livro.

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  2. Engraçado que eu também Ang.

    ReplyDelete
  3. Nunca havia ouvido falar neste livro, mas parece muito interessante! Ainda estou com 4 livros pra ler aqui em casa, então vou esperar, depois procuro por ele! Beijão!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ReplyDelete
  4. Eu não conhecia esse livro, mas pela resenha parece ser muito interessante, amoo livros de mistério!!! *-*
    Amei a resenha!
    Bisous.

    pequenomuffin.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Ainda não conhecia, mas parece ser ótimo!

    http://semfrontteiras.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Em primeiro lugar: Que capa linda, rs.
    Tenho muitos livros para ler, mas coração de leitora é igual ao de mãe: Sempre cabe mais um.
    Gostei de mais da resenha e do livro, é sempre bom ler algo nacional, rs,

    Beijos,

    Juliana Rodrigues,
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  7. Oi gostei da capa me lembra Dezesseis Luas :)
    Bjs,
    www.resenhasteen.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Amei a leitura desse livro e me surpreendi com a história. É muito bem escrita e elaborada. E eu que não curto muito livro nacionais, me apaixonei por esse nas primeiras páginas. Muito bom trabalho.

    ReplyDelete
  9. Não tinha muito interesse por esse livro, mas com sua resenha fiquei com vontade de ler, já que gosto muito de suspense.
    http://sector-12.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  10. Achei o enredo interessante, a resenha ficou ótima. Ei respondendo a pergunta que você fez lá no blog: Pode postar sim aquele capítulo, desde que colocando os direitos autorais do capítulo da novela, não tem problema, fico feliz que tenha gostado, valeu.

    Beijocas : ) Liza ; )

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  11. Já ouvi falar desse livro mas nunca li, apesar de que parece ser bom.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. Adoro livros que quando terminam deixam gosto de quero mais, mesmo que não haja continuação! Adorei sua resenha e me deu muita vontade de provar esse mundinho de sonhos tão reais e lúdicos!Beijos e uma ótima semana!
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ReplyDelete
  13. Eu já meio que conhecia esse livro por ter lido resenhas dele em outros blogs, mas ele acabou não interessando muito. Eu tenho muita vontade de ler algo livro nacional bem interessante e parar de ler só livros vindos de fora, mas eu quero encontrar um que eu realmente vá gostar. Se tiver um pra me indicar, pode dizer.

    Beijos, Lari
    http://www.bagacodelaranja.com

    ReplyDelete
  14. Esse tipo de livro nao gosto mais é a cara do meu namorado ele ia amar.vou mostrar essa resenha para ele

    Beijos

    www.jessicarcoelho.com

    ReplyDelete
  15. Tenho lido coisas maravilhosas a respeito desse livro!
    Ainda não li!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  16. Eita, esse livro. Tenho uma relação crítica de "leio ou não leio?" com ele. Acho a capa muito linda e ele sempre me faz pensar que a literatura brasileira tá ficando bem boa, mas quando eu leio a sinopse acho que vai ser algo chato, sabe. Ainda não o li, mas essa sua resenha mostrou um lado do livro que eu não achava que ele tinha. Gostei que só.

    ReplyDelete
  17. "Dormir as vezes pode ser um jogo perigoso." Viu? Agora minha ideia de não precisar dormir SEMPRE parece fazer mais sentido ainda! Enfim, o livro está na estante, mas ainda não estou com tanta vontade de lê-lo.

    ReplyDelete
  18. Oie Igor!

    Só leio resenhas positivas desse livro, mas infelizmente ainda não consegui ler ele. Ano passado a literatura brasileira cresceu muito, e até as pessoas que assim como eu viam os livros nacionais com o pé atras se encantaram com os novos autores que estão surgindo.

    Ótima resenha!

    bjus;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ReplyDelete
  19. Olá :D
    Estou louca para ler esse livro *-* Ganhei ele no ano passado e mal posso esperar para ler, mas está na "fila" ^^'
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  20. Esse livro é maravilhoso!! Eu adorei assim como vc :)
    a temática é perfeita e original e concordo, o melhor de tudo é q é nacional! sou fã do Chico, tanto q considerei esse como um dos melhores livros que li em 2012.
    é um livro que nos faz parar para pensar, parece bizarro as vezes pensarmos em alguma empresa tentar dominar o mundo através dos sonhos. Mas se vermos a fundo, vemos que a todo momento empresas, corporações e tdo mais tentam nos manipular através dos "sentimentos" através daquilo que nos toca, das emoções. (começou meu lado divagador aqui hahahaa)
    Adorei a mescla de psicologia e literatura tbm, são poucos autores q conseguem esse feito.
    Bjs
    Daiane
    http://www.nouniversodaliteratura.com/

    ReplyDelete
  21. Daiane você falou tudo e bonito!

    ReplyDelete
  22. Oi Igor!
    Bem diferente a premissa desse livro, tenho interesse em conhecer a escrita de Chico Anes.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ReplyDelete
  23. Oi lindo! Nossa claro que gostei do seu blog! Tudo muito lindo aqui! Já li diversas resenhas desse livro e sou super louca por ele! Essa coisa de sonhos me fascina.
    Beijinhos♥
    http://www.momentosassim.com/

    ReplyDelete
  24. Esse livro está qui esperando pela minha leitura, mas ainda não dei uma chance pra ele. Gostei dessas pitadas de suspense que você falou! òtima resenha!

    Abraços,


    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ReplyDelete