Resenha: Em Chamas, Suzanne Collins


A narrativa continua cativante, porém não tanto como no primeiro livro, Jogos Vorazes. Agora as coisas acontecem um pouco mais lentas. Durante o livro passam-se duas histórias interligadas. Uma é o agora, o que acontece com Katniss dentro da Arena, já que ela teve que voltar (devido a cada vinte cinco anos acontece um jogo, parecido copa mundial, onde os vencedores de todos os jogos anteriores se reúnem na Arena, mas não para conversar nem brincas, só para se matar!). A outra história se passa fora da Arena, agora é na Capital e no Distrito 12 que é mais por dedução de leitor, meu caso.

Desde o primeiro livro venho acompanhando os temperamentos de Katniss e, eu não consigo entender algumas atitudes e decisões que ela tem. Há horas que dá vontade de bater nela e outras horas concordava com ela. 

O livro dá continuidade ao clichê triângulo amoroso. Katniss não sabe de quem realmente gosta. De repente quer estar com Peeta abraçar, beijar e dormir com ele. Outrora deseja estar com Galé (mané) amigos com que saia para caçar aos domingos e quem tanto confia(va). Katniss não pode demonstrar sentimento por outro, ao menos que esse seja Peeta, como o ato do primeiro livro foi considerando como “revolta” Katniss para salvar sua família, seus amigos, e seu distrito ela é obrigada a se casar contra a sua vontade.

Bom, a narrativa flui fácil. É um livro intrigante e fantástico apesar de tal simplicidade (espera mais do livro). É um livro que eu recomendo se você gosta de distopia e de algo envolvente. E, não podia ser mais de se esperar que estou louco para ler o próximo e último livro, e se você ainda não leu jogos vorazes leia a resenha clicando aqui, e depois leia o livro.

  1. Meu Deus eu não conseguia parar de chorar lendo esse livro com todas aquelas mortes na arena; Mas esse livro foi importante para mostrar o começo da rebelião, apesar do meu favorito da trilogia continua sendo o terceiro.

    ReplyDelete
  2. Já li e estou para reler a série toda de novo. Achei Em Chamas o melhor livro da série (tá, empate com Jogos Vorazes). Esse livro é muito bom mesmo, estou louco esperando pelo filme.

    ReplyDelete
  3. Terminei Jogos Vorazes há alguns meses e não tinha ficado com muita vontade de continuar. Mas puxa, todo mundo tá falando que o segundo é melhor que o primeiro e você vem dando essa notícia. Mas a verdade mesmo é que não li ainda porque acho o preço meio salgadinho... Quando eu comprar tenho que comprar os dois restantes para não ficar passando mal de ansiedade.

    ReplyDelete
  4. Já li toda a trilogia e amo, sou um grande fã da narrativa de Suzanne e quanod li 'Em Chamas' no início do ano realmente foi uma surpresa a cada nova página virada, o ritmo de leitura é intenso e tudo se torna ainda mais perigoso, como uma preparação para a verdadeira guerra que será desencadeada em 'A Esperança'. Detalhe especial para a arena de Em Chamas que é perfeita demais o.O

    ReplyDelete
  5. Ah, adoro esses livros! Em Chamas foi o melhor, sem dúvida. Forte, corrido de um jeito que faz você querer correr com o livro. Ah é muito bom mesmo *-* Cheio de reviravoltas que eu amei!

    ReplyDelete
  6. Essa saga é muito boa, esse estilo Reality show de sobrevivência é perfeito. Gostei ainda mais desses livros por causa do pouco "romance", lago que estraga muitos livros, na minha opinião!

    ReplyDelete
  7. Eu ainda não li nenhum livro da saga, mas pelos comentários eu sei que deve ser muito bom. Eu vou ler um dia, com certeza, mas ainda não comprei nenhum, então vou ter que esperar um pouco. Eu li a resenha e não me importei de saber coisas do segundo livro sem ter lido o primeiro (como a vitória da Katniss) porque a coisa está sendo muito divulgada mesmo, por causa do filme... então tudo bem! Normalmente eu não gosto de ler resenhas de sequencia de livros que eu não tenha lido antes!!!

    ReplyDelete
  8. Adorei a resenha! Eu sou louca pra ler a trilogia, só assisti o filme de Jogos Vorazes e amei, imagino quando eu ler o livro. Fiquei muuuito curiosa pra saber o que acontece no Em Chamas e quero saber quem são os personagens que morrem que você falou :x
    Beijos

    ReplyDelete
  9. Adorei a sua resenha!

    Realmente esse livro não tem muito romance, mas eu não senti falta não, sabe? Eu acho que como o foco do livro não é esse, o romance que teve foi bem equilibrado dando ao livro a estrutura certa.

    As mortes são terríveis, tem muitos personagens que eu sofri muuito quando a autora os matou, alguns achei desnecessários, mas outras confesso -com dor no coração- que tinham mesmo que acontecer.

    Enfim, vou aguardar sua resenha de A Esperança agora, se prepara porque esse livro é bem impactante e intenso.

    ReplyDelete
  10. Adorei a resenha! Eu sou louca pra ler a trilogia, só assisti o filme de Jogos Vorazes e amei, imagino quando eu ler o livro. Fiquei muuuito curiosa pra saber o que acontece no Em Chamas e quero saber quem são os personagens que morrem que você falou :x

    ReplyDelete
  11. Obrigado galera, realmente é muito boa a série!

    ReplyDelete
  12. Adorei a resenha, adoro mais esse livro perfeito! Louca para ler a esperança!

    ReplyDelete
  13. Já li todos e sou tributo da cabeça aos pés. Em Chamas é muito bom, na minha opinião melhor que Jogos Vorazes.Ótima resenha :) Charlie http://chocolatalamenthe.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Para mim, Em Chamas é meu livro favorito da série! Foi intenso demaais, de tirar o fôlego! Muito bom!
    Gostei da resenha :D

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ReplyDelete
  15. adoro esse livro!

    ReplyDelete