Resenha: "O circo da noite", de Erin Morgenstern


Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 296

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
Quando você for esse livro, sinceramente não leia a sinopse. E, se ler, não diga que eu avisei. Na sinopse, diz "uma feroz competição" de feroz mesmo só teve eu lendo o livro rapidamente, a autora compromete muito o leitor dando uma certa expectativa, que foi o meu caso que fiquei meio triste ao final do livro, mas o aviso já esta dado, vamos ao que interessa né?! 

O livro narra a história de dois jovens, Célia & Marco, que desde crianças foram destinados a um jogo, um desafio. Que por certa parte, é uma injustiça aos jovens. Esse jogo precisa de um local, esse local é um circo, Le Cirque des Rêves. Treinados pelos seus tutores, quem aguentar mais dentro do circo, vence. Mas o vencedor não é os jovens e sim seus tutores, e ao meu ponto foi uma besteira comprometer duas vidas por um jogo besta. Só que depois que os jovens se conhecem, e trocam uma certa afinidade, eles passam a se gostar, e daí para frente não querem mais continuar com o desafio, quero só fujir do mesmo, pertencendo um ao outro e serem felizes. 
O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Os personagens são diferentes, são bem elaborados, aparecem na hora certa e estão sempre circulando em volta do circo, mesmo que anonimamente. Os locais e situações também foram super elaborados, com que fique gravado na mente do leitor. A autora narra de forma apaixonada cada detalhe que envolve o Circo: suas tendas, seus sabores, sua estrutura, seus rêveurs. É inevitável sentir-se atraído pela descrição dos detalhes, chegando. De certo modo, é o que pode incomodar o leitor ao iniciar a leitura. No fim da narrativa, percebemos que não havia como ser diferente. A descrição tão precisa de cada um dos elementos, envolve o seu leitor de uma maneira quem não tem como escapar, é como se a autora estivesse realmente fazendo mágica com as palavras, e dizer isso, não é um exagero. Pura poesia. Os capítulos alternando passado e presente, para apresentar as histórias paralelas, isso faz com que você fique meio perdido, só que depois você vai se acostumando. 

A leitura é um pouco lenta, mas consegui ler bem rápido. Gostei muito da diagramação do livro, é bem diferente. Não é um livro totalmente mágico, ele é meio parado. Não tem um suspense muito grande, e nem algo que envolve o leitor de um jeito.. Não! Não estou desmerecendo o livro. Ele é ótimo, mas né.. O livro em si é bem narrado, e abordagem é boa., porém acho que a autora poderia ter empregado mais coisas a sua obra. Durante a obra eu ri, quase chorei, e fiquei as vezes ansioso. Ah, você viu né os pontos positivos acima, e é por isso que você vai querer o livro. Todos eles, pontos bons e ruins. 



O livro, é ruim porque compromete o leitor com um verdadeiro espetáculo, mas não tem; e é bom pelas emoções, personagens, situações e detalhes. Apenas deixe-se envolver pela suas linhas. Abra sua mente, pois a magia não é explicada nesse livro, e nem tem razão para isso. Ao ler esse livro, eu senti uma vontade extrema de ir em um circo enquanto estava lendo, sinceramente eu queria explorar cada canto de um circo pra vê se existia alguma mágica, invés de truques. 

Mesmo eu ter falado do livro mais aspectos negativos, é um livro muito bom, e foi e será uma das melhores experiências que tive. E, com absoluta certeza levaria esse história inesquecível para sempre comigo. Juro, que você não vai se arrepender, mas não espere muito do livro.. Resumindo o livro em três palavras: Lindo, mágico e meu. Se você não tem, corra e consiga o seu. 


  1. Uau, que bom que gostou do livro, Igor! Fiquei bem feliz de ver o livro que ganhou lá no blog resenhado por aqui, obrigada!
    Então, adorei várias qualidades que você atribuiu ao livro, e acho que a sua resenha não tinha como se adequar mais ao propósito dele. Não espere muita coisa, apenas abra a sua mente, deixe o circo chegar e ele vai te envolvendo aos poucos. É bem isso. Até hoje eu tenho vontade de ir ao circo.
    A narrativa é lenta, sim, mas percebi que isso foi o que deu o diferencial na obra. Se a ela fosse diferente, talvez a obra não tivesse aquela diferenciação de tantas outras no estilo.
    E sim, todo ele é lindo, por dentro e por fora :)
    É imperdível, só isso.
    Bjos!

    ReplyDelete
  2. Nossa, eu achei a leitura beeem lenta mesmo. Infelizmente, isso fez com que eu não conseguisse gostar do livro. Demorei mais de um mês para terminar a leitura dele e a cada vez que encostava nele, ficava com vontade de deixá-lo de lado. Será que dá pra entender, rs?
    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Quero muito ler esse livro, já li várias resenhas sobre ele e estou doida pra ler ^^

    Atendendo ao seu pedido estou te seguindo XD se puder seguir o meu ficarei muuuuuuuuuuuuuuuito felix ^^

    Beijos

    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Gostei bastante desse livro. Quando comecei a ver as críticas negativas, fiquei com medo, mas mesmo assim eu queria MUITO ler. Mas, quando peguei para ler, já esperava aquele estilo de livro, pelo que todos haviam comentado, então me surpreendi muito com o estilo da autora. Enfim, gostei, pena que vc se decepcinonou beijos

    ReplyDelete
  5. No lançamento desse livro achei o design da capa bem interessante, mas a sinopse não me chamou muita atenção. Li algumas resenhas e entre criticas positivas e tbm negativas acabei não tendo muito interesse nessa historia

    ReplyDelete
  6. Mayara Dantas12 September, 2012

    Eu AMEI esse livro, e acho que tem muito a ver com não ter lido a sinopse e não saber o que esperar. A autora escreve muito bom, a história é envolvente e concordo com você. Não acho que seja um livro “para todos”, não por ser difícil ou sei lá (porque não é), mas por ter um ritmo mais lento – que não me incomodou nem um pouco! Além disso, tenho uma relação de carinho com o circo, então foi muito bom lê-lo.

    ReplyDelete
  7. AMEI que sua resenha de hoje tenha sido sobre O Circo da Noite :D
    A capa deste livro é tão linda que me dá compulsão de comprar, mesmo eu já tendo quase 20 livros na fila de leitura (alguns deles há mais de ano lá. Mas não é só a capa. As resenhas que tenho lido sobre este título são tão divergentes que estou me sentindo quase na obrigação de ler. Enfim, acho que a resenha foi bem equilibrada e, me arrisco a dizer, muito justa. Gostei muito.

    ReplyDelete
  8. Desde que vi o anuncio desse livro, eu fiquei com vontade de ler. Pela sua capa e seu titulo. Quando li a sinopse me decepcionei, não esperava um romance (apesar de você dizer que o romance não é um grande ponto no livro) e eu achei a história meio complexa, esperava algo mais “explosivo”. Mas acho a capa e o design do livro (meu amigo tem) tão perfeita que eu brevemente lerei. Parabens pela resenha, ficou incrivel como tu expos os pontos dos livros. Quando crescer quero fazer resenhas que nem você kkk

    ReplyDelete
  9. As resenhas, como sempre, tão bem escritas e com perspectivas tão interessantes que dá vontade de correr para ler o livro!
    Confesso, mais uma vez, que só queria ler O Circo da Noite, pois a capa dele ficaria um chame na minha “coleção”, mas agora vou ponderar melhor se quero mesmo ler essa história. É interessante, claro, mas não acho que seja bem o meu estilo, mas acredito que sempre vale apena dar uma chance e experienciar coisas novas. :*

    ReplyDelete
  10. Desde que ouvi falarem desse livro, não me interessei na sua leitura. Não li a sinopse, e não tinha ideia do que se tratava. Ele simplesmente não havia me chamado a atenção.
    Lendo sua resenha, que por sinal é ótima, como todas as demais que tenho lido por aqui, confesso que despertou um pouco a minha “curiosidade”.
    Pode ser que eu dê uma chance a ele, e o coloque na minha fila de leituras. Quem sabe.

    Nunca fui de comentar muito nos blogs que eu visito, mas não dava mais pra deixar passar. Parabéns pela resenha Juh, parabéns pelo blog!
    Adoro suas caixinhas de correio, e sempre que consigo passo por aqui pra conferir as novidades!

    Beijão!

    ReplyDelete
  11. Confesso que tenho esse livro há um bom tempo, ganhei de presente e nunca me senti tentado a lê-lo, pois o tipo de narrativa não me agradou no início. Mas, comecei a pesquisar mais e ao ver as resenhas do livro, percebi que poderia estar enganado com o meu ver do livro, creio que seja um ótimo livro, com uma ótima edição e projeto de diagramação, já que a editora responsável pelo trabalho foi a Intrínseca, que considero líder no segmento. Enfim, ele já está na minha lista de leitura, confesso que não seja um dos primeiros, mas já está na lista :)
    Parabéns pela resenha, seu blog é ótimo :)

    http://revolucaoliteraria.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. Igor, parabéns pelo blog;
    percebí diferentes opiniões aqui e isso é uma grande conquista: abrir espaço para opiniões diferentes sobre um mesmo tema; percebí, inclusive depoimentos de pessoas que pretendem começar a ler o livro em função do que encontrou em seu blog.
    Excelente; já que existem pessoas tentando induzir os outros a tantas coisas menos nobres, encontrar um blog que é capaz de despertar uma curiosidade tão sadia é simplesmente excepcional.
    Parabéns

    ReplyDelete
  13. Ain eu amei esse livro!

    ReplyDelete